QUITO - Jun/24

14/07/2024

Minha primeira impressão de Quito, indo do aeroporto para o hotel, foi "Meu Deus, que tanto de montanha que essa cidade tem!". E eu, amante de montanhas, não poderia estar mais feliz. Quito nunca esteve na minha lista de destinos, mas o destino assim quis que eu fosse para lá. E que grata surpresa. A cidade é linda, completamente rodeada por vulcões, cheia de lugares lindos para visitar e com um centro histórico que é uma gracinha. Equador não é um destino muito conhecido no Brasil, mas vale de mais a pena conhecer o país. Fui embora com o gostinho de "ainda quero voltar". 


O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST

Caso queira pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico

  1. Informações gerais (como chegar, quantos dias ficar, moeda, língua, onde ficar, como se deslocar, história, clima)
  2. Roteiro para três dias
  3. O que fizemos (roteiro detalhado)
  4. Atrações extras
  5. Restaurantes
  6. Dicas

INFORMAÇÕES GERAIS

COMO CHEGAR

O que precisa para brasileiros irem para o Equador:

  • Passaporte válido (ou carteira de identidade)
  • Comprovante internacional de vacina de febre amarela

Existem voos diretos de São Paulo para Quito operados pela GOL em três dias da semana (terças, quintas e domingos). Como eu fui na quarta feira, eu viajei pela Avianca e fiz uma escala na Colômbia, Bogotá. 


QUANTOS DIAS FICAR

Eu fui para Quito à trabalho, então fiquei seis dias por lá. Mas consegui aproveitar apenas um final de semana para fazer turismo. Na minha opinião, três dias inteiros é suficiente para conhecer a maioria das atrações em Quito. Se quiser incluir no seu roteiro passeios em vulcões, eu ficaria pelo menos quatros dias.


MOEDA

A moeda oficial do Equador é o dólar americano. 

A economia do Equador foi dolarizada oficialmente em 9 de janeiro de 2000. Este processo de dolarização foi implementado em resposta a uma grave crise econômica que o país enfrentou no final da década de 1990.  


LÍNGUA

A língua oficial do Equador é o espanhol, que é amplamente falado e utilizado em todos os aspectos da vida pública e privada. Além do espanhol, o Equador reconhece 13 línguas indígenas como oficiais para as nacionalidades indígenas dentro do país. Entre as principais línguas indígenas estão a quíchua e shuar.


ONDE FICAR

Os locais mais comuns para se hospedar em Quito, são:

  • Centro Histórico: É o coração da cidade antiga e onde ficam vários pontos turísticos famosos. O movimento de pessoas é intenso durante o dia, mas a região fica bem deserta à noite.
  • La Mariscal: É um bairro moderno conhecido por sua vida noturna, restaurantes e lojas. É um bairro que está um pouco mais afastado dos pontos turísticos, mas que tem uma vida noturna agitada em compensação. 

Eu fiquei no Hotel Rincon de Puembo, que fica na região metropolitana de Quito. Ele fica cerca de 40min de carro de Quito e a 25min do Aeroporto. Eu me hospedei lá porque o workshop de trabalho que participei foi realizado nesse hotel. O hotel é excelente, mas não recomendo a hospedagem para quem deseja fazer turismo em Quito, pois a localização não é conveniente.

Preço

[2024] Paguei 90,6 dólares por diária em um quarto individual e com café da manhã.

Hotel Rincon de Puembo
Hotel Rincon de Puembo
Observe o Vulcão Cotopaxi logo atrás da piscina
Observe o Vulcão Cotopaxi logo atrás da piscina

COMO SE DESLOCAR

Como eu estava à trabalho, nós nos deslocamos em Quito através de vans e ônibus alugados para nós. Mas Quito possui serviço de Uber e algumas opções de transporte público, como o Trolebús (ônibus elétrico que cobre rotas principais da cidade), ônibus convencionais e Metrobus (um sistema de ônibus rápido e eficiente que opera em corredores específicos).


HISTÓRIA

História do Equador:

  • Civilizações antigas: O território atual do Equador era habitado por várias culturas indígenas, como os Valdivia, Machalilla e Cañari. Essas civilizações desenvolveram avançadas técnicas agrícolas e artesanais.
  • No século XV, o Império Inca anexou a região ao seu vasto império. Quito tornou-se uma importante cidade inca. 
  • Em 1533, os espanhóis, liderados por Francisco Pizarro e seus homens, conquistaram o Império Inca. Em 1534, Sebastián de Belalcázar fundou a cidade de Quito.
  • Em 1809, Quito foi uma das primeiras cidades da América do Sul a declarar a independência da Espanha, embora a tentativa inicial tenha sido rapidamente reprimida.
  • Em 1822, aconteceu a Batalha da Pichincha, travada nas encostas do vulcão Pichincha, perto da cidade de Quito. Ela foi um confronto decisivo na luta pela independência do Equador do domínio espanhol. A vitória na batalha marcou o fim do domínio colonial espanhol na região e o Equador tornou-se parte da Grã-Colômbia, uma federação que incluía a Colômbia, a Venezuela e o Panamá, sob a liderança de Simón Bolívar.
  • Em 1830, o Equador se separou da Grã-Colômbia e tornou-se uma república independente.
  • O século XX foi marcado por períodos de instabilidade política, golpes militares e mudanças de governo. Nos últimos anos, o Equador tem experimentado uma maior estabilidade política e crescimento econômico, embora ainda enfrente desafios relacionados à pobreza e desigualdade. 
  • Atualmente o Equador tem uma população de aproximadamente 18 milhões de habitantes (estimativa de 2023). O país é muito rico em biodiversidade, graças à sua vasta gama de ecossistemas distintos, que incluem florestas tropicais amazônicas, altiplanos andinos, regiões costeiras e o arquipélago das Galápagos. 

História de Quito:

Eu fiquei impressionada quando vi do avião como a cidade se formou nos altos das montanhas
Eu fiquei impressionada quando vi do avião como a cidade se formou nos altos das montanhas
  • Quito foi fundada oficialmente em 6 de dezembro de 1534 por Sebastián de Belalcázar, sendo uma das cidades mais antigas da América do Sul. Durante o período colonial, tornou-se um importante centro administrativo, cultural e religioso.
  • Em 1978, o Centro Histórico de Quito foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido à sua bem preservada arquitetura colonial e igrejas históricas, como a Igreja da Companhia de Jesus e a Basílica del Voto Nacional.
  • A população de Quito é de aproximadamente 2,8 milhões de habitantes (estimativa de 2023), tornando-a a segunda maior cidade do Equador, depois de Guayaquil. Quito está situada a uma altitude de cerca de 2.850 metros acima do nível do mar, o que a torna a segunda capital mais alta do mundo, após La Paz, na Bolívia.
  • Quito está localizada na região central da Cordilheira dos Andes. A cidade está assentada em um vale cercado por montanhas e vulcões. A cidade está localizada nas encostas do vulcão Pichincha, um vulcão ativo cuja última erupção significativa ocorreu em 1999. Além do Pichincha, outros vulcões notáveis nas proximidades incluem o Cotopaxi e o Cayambe. Esses vulcões fazem parte do Cinturão Vulcânico dos Andes.

CLIMA

Quito tem um clima subtropical de altitude, caracterizado por temperaturas moderadas durante todo o ano devido à sua localização perto do equador e sua alta altitude. A cidade não tem estações definidas como em climas temperados, mas pode ser dividida em duas principais estações: a estação seca e a estação chuvosa.

  • Estação seca (Junho a Setembro): O período é caracterizado por pouca chuva. Os dias são geralmente ensolarados, com poucas nuvens. Os dias são ideais para atividades ao ar livre e turismo. As temperaturas diurnas variam geralmente entre 18°C e 22°C. As noites podem ser frescas, com temperaturas caindo para cerca de 9°C a 12°C.
  • Estação chuvosa (Outubro a Maio): Este é o período mais úmido do ano, com chuvas frequentes. As tardes e noites costumam ser mais chuvosas, enquanto as manhãs podem ser mais secas e ensolaradas. As chuvas podem ser intensas, mas geralmente são de curta duração. Mesmo durante a estação chuvosa, há muitos dias de sol. Durante a estação chuvosa, as temperaturas diurnas continuam variando entre 18°C e 22°C, mas as noites podem ser um pouco mais amenas, com temperaturas entre 10°C e 13°C.

Eu fui em Junho e estava friozinho, normalmente durante o dia era mais agradável e à noite mais frio. Apesar da estação seca ser ensolarada, eu tive o azar de pegar dias bem nublados também. 


ROTEIRO (3 dias)

Esse é o roteiro que eu sugiro:
(clique no link para ir direto para ele)

DIA 1: 

DIA 2: 

DIA 3:


Obs: Se tiver mais tempo, vá também no vulcão Quilotoa. 


O QUE FIZEMOS

MITAD DEL MUNDO

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 09h às 17h
Sábado e Domingo: 09h às 18h

Site

Maiores informações em:
https://mitaddelmundo.gob.ec/

A "Mitad del Mundo" é um destino turístico popular em Quito e proclamado Patrimônio Cultural do Ecuador. É o local onde teoricamente passa a linha do Equador, então podemos ficar ao mesmo tempo com um pé no hemisfério sul e um no norte! Obs: Estudos mais recentes, utilizando tecnologia GPS, determinaram que a linha do equador verdadeira fica cerca de 240 metros ao norte do monumento!

Eu achei que o local seria apenas um monumento, mas existem na verdade várias atrações. E além disso a vista de lá é MARAVILHOSA, completamente rodeada por montanhas. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer na Ciudad Mitad del Mundo:

  • Monumento Equatorial: É um monumento de 30 metros de altura, que marca a posição aproximada da linha do equador. No topo do monumento, há um globo de 4,5 metros de diâmetro. Dentro do monumento, há um museu que oferece exposições sobre as culturas indígenas do Equador e sobre os variados ecossistemas que o país possui. O topo do monumento é um rooftop onde você tem uma vista 360º da cidade, é lindo demais!!
  • Todos os sábados e domingos existem eventos culturais no local, como danças tradicionais, música ao vivo e exposições culturais. Como eu fui no domingo, eu pude ver um grupo de danças na praça principal.
  • Experiência do cacau: É um museu que mostra todo o processo de fabricação de chocolate e no final você pode degustar alguns chocolates equatorianos e comprar os que mais gostar. Obs: Em escavações arqueológica no Equador, foram encontradas evidências de uso de cacau que datam de cerca de 5.300 anos atrás. Este é um dos mais antigos registros conhecidos do uso do cacau, sugerindo que as primeiras sociedades no Equador podem ter sido as pioneiras no cultivo e uso da planta​. 
  • Planetário: É um museu onde são projetados vídeos interativos no teto, criando uma experiência imersiva. Os visitantes sentam-se em cadeiras reclináveis, o que proporciona a sensação de estar viajando pelo espaço. Os filmes exibidos abordam temas do universo e da astronomia. 
  • A área ao redor do monumento possui diversas atrações, incluindo lojas de souvenirs, restaurantes e museus. 

Eu adorei conhecer a Ciudad Mitad del Mundo e passei toda a manhã lá. Almocei em um restaurante dentro do complexo chamado Calima.  

Vista do rooftop do Monumento Equatorial
Vista do rooftop do Monumento Equatorial
Com um pé no hemisfério norte e um no sul
Com um pé no hemisfério norte e um no sul
Dança tradicional equatoriana
Dança tradicional equatoriana

MIRADOR DE LOS VOLCANES (TeIefériQO)

Horário de Funcionamento

Segunda à Quinta: 10 às 19h
Sexta à Domingo: 08h às 19h
* O último ingresso é vendido às 17h30
* Checar horário no site oficial

Site

Para maiores informações, acessar: 
https://teleferico.com.ec/horarios-y-tarifas/

Saímos do "Mitad del Mundo" e fomos para o Mirador de los Volcanes. Para chegar lá, digite "TeleferiQo Cable Car" no Google Maps. No local, você pega um teleférico que leva cerca de 18 minutos para chegar ao topo, conhecido como Cruz de Loma, a aproximadamente 3.947 metros de altitude. O teleférico está localizado no vulcão Pichincha e é um dos mais altos da América do Sul. 

Ao chegar na Cruz de Loma, você encontrará um restaurante com janelas de vidro, onde pode saborear um chocolate quente enquanto aprecia a vista dos vulcões. O local também oferece várias opções para atividades ao ar livre, incluindo caminhadas. Há bancos, mesas de piquenique e alguns balanços disponíveis para os visitantes. Você pode fazer uma caminhada até o cume do vulcão Pichincha, que fica a cerca de 5 km da Cruz de Loma. Em um dia censolarado, é possível avistar uma cadeia de vulcões, como o Cotopaxi, Pasochoa, Rumiñahui e Antisana. Embora eu não tenha tido a sorte de ver o imponente Cotopaxi, a vista, mesmo em um dia parcialmente nublado, foi maravilhosa. 

Eu recomendo ir lá com tempo e levar alguns lanches para comer nas mesas de piquenique apreciando a vista! 

Vista do Cruz de Loma
Vista do Cruz de Loma
Vista do Cruz de Loma
Vista do Cruz de Loma
Restaurante panorâmico
Restaurante panorâmico
Mesinhas para piquinique
Mesinhas para piquinique

CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico de Quito é um dos maiores e mais bem preservados da América Latina e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1978. Suas principais atrações, são:

Plaza Grande (ou Plaza de la Independêcia): É o coração político e cultural de Quito. Está rodeada por edifícios históricos:

  • Palácio de Carondelet: É o Palácio Presidencial do Equador. É possível fazer visitas guiadas gratuitas, onde se aprende sobre a história política do país. 
  • Catedral Metropolitana de Quito: Uma das catedrais mais antigas da América do Sul, conhecida por seu interior decorado e tumbas de importantes figuras equatorianas. 
  • Palácio Arcebispal: Um edifício colonial que atualmente abriga restaurantes e lojas no seu interior. 

Igreja da Companhia de Jesus: É considerada uma das igrejas mais bonitas da América do Sul e um exemplo perfeito do estilo barroco. O interior da igreja é decorado com folhas de ouro e detalhados altares e esculturas.

Igreja e convento de São Francisco: É um dos maiores e mais antigos complexos religiosos de Quito, fundado em 1534. A Igreja é conhecida por sua arquitetura barroca e seus impressionantes altares dourados. Tem um museu dentro do complexo também.

Basílica do Voto Nacional: É a maior igreja neogótica das Américas, sua construção começou em 1892 e ainda não está oficialmente concluída. A basílica é conhecida por seus detalhes arquitetônicos únicos, como esculturas em forma de animais equatorianos. É possível subir na torre da Igreja para ter uma vista panorâmica da cidade de Quito. 

Calle la Ronda: Uma das ruas mais antigas e encantadoras de Quito, com casas coloniais bem preservadas, com varandas floridas e pátios internos.

Eu fui no Centro histórico um dia à noite, em um passeio de chiva - um ônibus decorado e aberto que toca música enquanto percorre o centro histórico de Quito. A cidade fica linda à noite, mas eu recomendo ir ao centro histórico também durante o dia, para conseguir entrar nas atrações. Como estávamos com uma guia, mesmo à noite, conseguimos subir nas cúpulas da Igreja da Companhia de Jesus, um passeio imperdível. De lá, é possível ver a Igreja de São Francisco e a Virgen del Panecillo. Da também para entrar dentro da cúpula e dar uma espiadinha na parte interna da Igreja da Companhia de Jesus, toda de ouro. De lá fomos andando até a Plaza Grande e achei linda as ruazinhas de Quito, com construções super históricas. Com certeza, gastaria mais tempo no centro histórico de Quito. Terminamos o dia jantando no restaurante Hasta la vuelta señor!

PS: O centro histórico de Quito é bem deserto à noite e pode ser perigoso, então tome cuidado. 

Igreja de São Francisco e Virgen del Panecillo no alto do morro
Igreja de São Francisco e Virgen del Panecillo no alto do morro
Ruazinha fofa no centro histórico de Quito
Ruazinha fofa no centro histórico de Quito
Eu subindo na cúpula da Igreja da Companhia de Jesus - morrendo de medo, porque não tinha nenhum corrimão
Eu subindo na cúpula da Igreja da Companhia de Jesus - morrendo de medo, porque não tinha nenhum corrimão
Plaza Grande
Plaza Grande

VIRGEN DEL PANECILLO

A estátua da Virgen del Panecillo está localizada no topo do cerro Panecillo, uma colina  no centro histórico de Quito. A colina é visível de vários pontos da cidade. A estátua representa a Virgem Maria, conhecida como a "Virgem do Panecillo", em uma pose de proteção sobre a cidade . Feita de alumínio, a estátua tem cerca de 45 metros de altura, incluindo o pedestal, e é notável por sua representação única da Virgem Maria com asas, o que é incomum em outras imagens religiosas. 

Nós visitamos o local à noite, durante um passeio de chiva - um ônibus decorado e aberto que toca música enquanto percorre o centro histórico de Quito.  De lá, foi possível ver o centro histórico de Quito que estava todo iluminado. Eu adorei a vista, mas ir durante o dia também deve ser lindo, pois além do centro histórico você conseguirá ver os vulcões ao redor. Em termos de segurança, é mais recomendável ir durante o dia.  

Virgen del Panecillo
Virgen del Panecillo
Vista da cidade no cerro Panecillo
Vista da cidade no cerro Panecillo

COTOPAXI

O Vulcão Cotopaxi é um dos vulcões mais icônicos e ativos do Equador, conhecido por sua forma cônica quase perfeita com um glaciar ao topo (isso faz com que o seu topo fique sempre branquinho). Ele é o segundo vulcão mais alto do país, com uma altitude de aproximadamente 5.897 metros acima do nível do mar (o vulcão mais alto é o Chimborazo a 6.268m). Ele fica a cerca de 50km ao sul de Quito. Sua última grande erupção ocorreu em 1877. O vulcão está atualmente em um estado de atividade baixa, mas ainda é monitorado regularmente. 

Como ir?

O Parque Nacional Cotopaxi é bem grande, então para explorar a região é necessário utilizar algum meio de transporte. É possível ir de carro, mas estrangeiros devem contratar um guia do parque para ter acesso. Então acho que a forma mais cômoda de ir é contratar um passeio completo com uma agência de turismo. A empresa que eu trabalho fechou o passeio com uma agência e fomos todos de ônibus. O custo do passeio foi cerca de 80 dólares por pessoa.

O parque está aberto ao público durante o dia, geralmente das 08:00 às 16:00.  

O que fazer?

O Parque Nacional de Cotopaxi é bem grande, e se estende por cerca de 25 a 30 quilômetros de norte a sul e 20 a 25 quilômetros de leste a oeste. O Parque é lindo, cheio de montanhas e paisagens maravilhosas. Então só de ver a paisagem pelo carro e ir parando para tirar algumas fotos já é muito legal!

Eu fui em junho, a melhor época para ir na teoria (estação seca). Mas dei azar e o tempo estava horrível, muito nublado. Então por nenhum momento eu consegui ver o Vulcão Cotopaxi por inteiro. Mesmo assim, a experiência foi super legal e deve ser ainda mais incrível em um dia ensolarado. Olhe a previsão do tempo antes de escolher quando ir para o Cotopaxi.  

Essas são as atividades mais comuns de se fazer em Cotopaxi:

Subida ao Refúgio José Rivas: O refúgio é um ponto de descanso para os alpinistas que planejam subir ao cume do Cotopaxi, mas também é um excelente destino para quem quer apenas fazer a caminhada até lá. A vista do refúgio parece ser linda, sendo possível ver o glaciar do Cotopaxi e as planícies ao redor. Eu não tive essa sorte e quando cheguei lá em cima, não era possível ver um palmo à minha frente. O que isso significa? que ainda voltarei! kkk

O melhor lugar para começar a subida até o Refúgio é a partir do estacionamento, que fica a cerca de 4.600 metros de altitude. A partir daí, é uma caminhada de aproximadamente 200 a 300 metros de desnível até o refúgio. Parece pouco, mas nessa altitude, o ar não chega, e qualquer atividade física quase te mata de cansaço. A caminhada  leva cerca de 1 a 2 horas, dependendo do ritmo e das condições físicas dos caminhantes. Parece que existem duas trilhas para chegar até lá, uma mais inclinada e mais rápida e outra mais demorada e menos inclinada. Nós fomos pela mais inclinada e foi desafiador. A dica é ir bem devagar, parando para descansar e beber água. A trilha é bem demarcada, mas ela é bastante arenosa então é bom ir com aquelas botinhas antiderrapantes, ou até mesmo com bastões de trekking. A descida principalmente eu achei bastante escorregadia. Estava muito frio, então se agasalhe bem e leve luva e gorro. 

O refúgio fica à 4864m de altitude e você consegue entrar para se aquecer e tomar um chá ou chocolate quente. 

Caminhada para chegar no Refúgio
Caminhada para chegar no Refúgio
Chegada no refúgio - quase morrendo kkk
Chegada no refúgio - quase morrendo kkk

Visita a Laguna de Limpiopungo: É uma lagoa de origem glacial e tem uma vista linda para o vulcão Cotopaxi. Tem um caminhozinho para fazer uma caminhada.

O que era para eu ter visto x o que eu consegui ver:

Expectativa :)
Expectativa :)
Realidade :(
Realidade :(
Laguna de Limpiopungo
Laguna de Limpiopungo

Centro de interpretação Mariscal Sucre:

 É um museu do parque que conta sobre os ecossistemas do parque, animais, vegetações, assim como histórias dos vulcões. Possui uma lojinha de souvernir também. Lá aprendi que Cotopaxi significa em espanhol Cuello de luna, ou seja, pescoço da lua. E que de acordo com a lenda local, o vulcão Cotopaxi tinha um caso com a vulcão Iliniza Norte, que já era casada com o Iliniza Sul. O vulcão Ramiñahui ficou sabendo do caso e contou então para o seu amigo Iliniza Sul. E por isso, o Cotopaxi está sempre coberto por nuvens, por estar envergonhado de ter destruído o casamento dos Ilinizas. No dia que fomos, ele devia estar beem envergonhado, pois não saiu das nuvens em nenhum momento kkkk.

obs: Caminhando cerca de 5 min do Centro de interpretação, tem um mini mirante com vista de um canyon bem bonito.

Canyon no Centro de interpretação Mariscal
Canyon no Centro de interpretação Mariscal

Na volta do Cotopaxi para Quito, paramos em um restaurantes nas redondezas chamado Mirador de Los Volcanes Cotopaxi. A vista lá era bem bonita também.  

ATRAÇÕES EXTRAS

  • Vulcão Quilotoa: É um vulcão caldeira, que se formou devido a uma explosão massiva há cerca de 800 anos, deixando uma cratera com um diâmetro de cerca de 3 km. O seu interior é preenchido com um lago de águas azul-esverdeadas. 
  • La Mariscal: O bairro é conhecido por sua animada vida noturna e por seus bares, restaurantes e cafés.  O agito acontece principalmente nos arredores da Plaza Foch.
  • Parque El Ejido: O parque é conhecido por suas áreas verdes bem cuidadas, com grandes árvores, gramados e jardins coloridos, oferecendo um ambiente tranquilo para relaxar ou fazer um piquenique. Nos fins de semana, o parque se transforma em um grande mercado de artesanato, onde você pode comprar produtos feitos à mão
  • Parque La Carolina: É um dos maiores e mais populares parques urbanos de Quito. Possui um Jardim Botânico, um Museu de Ciência Natural e um lago artificial. 
  • Parque Metropolitano Guangüiltagua: É o maior parque urbano da cidade e oferece uma vasta gama de atividades ao ar livre, além de belas paisagens naturais. O parque possui várias trilhas bem sinalizadas e mantidas, adequadas para caminhadas de diferentes níveis de dificuldade. Existem vários mirantes ao longo das trilhas que oferecem vistas panorâmicas espetaculares da cidade de Quito e dos vulcões ao redor.  

RESTAURANTES

Sugestões de restaurantes por localidade:

Ciudad Mitad del Mundo:

  • Calima: É um restaurante de comida típica equatoriana. Eu comi um prato com llapingachos (bolinhos de batata), abacate, salada e ovo. Achei bem gostoso. 

Centro Histórico: 

  • Hasta la vuelta señor: É um restaurante famoso no centro histórico de Quito e possui comida típica equatoriana. O restaurante fica em um prédio bem bonito e histórico.  Em vez de estarem em um grande salão, as mesas estão dispostas ao longo da varanda do prédio, o que proporciona um ambiente bem charmoso. 

Parque Nacional Cotopaxi:

  • Mirados de los Volcanes Cotopaxi: É um restaurante que fica bem perto do Vulcão Cotopaxi e passamos lá após o passeio no vulcão. O local não possui tantas opções vegetarianas, então comi uma sopa locro de papa. O restaurante fica em um local bem bonito com vista para os vulcões. 
Restaurante Hasta la vuelta señor
Restaurante Hasta la vuelta señor

Comidas Típicas de Quito/Equador:

  • Cerveja local: Pilsener e Club
  • Llapingachos: Bolinhos de batata recheados com queijo, fritos até ficarem dourados. Eu adorei esses, muito gostosos. Geralmente acompanhavam os pratos principais.
  • Ceviche
  • Locro de Papa: Uma sopa cremosa de batata com queijo, abacate e aji (molho picante).  
  • Cuy Asado: Porquinho-da-índia assado, uma iguaria tradicional nas regiões andinas. Eles servem o bichinho inteiro, quase morri de dó!
  • Mote: Mote é milho branco descascado e cozido. Geralmente acompanhavam os pratos principais.
Locro de papa
Locro de papa
Prato principal com Mote (esses grãozinhos menores) e llapingachos (esses bolinhos laranjas)
Prato principal com Mote (esses grãozinhos menores) e llapingachos (esses bolinhos laranjas)

DICAS

  • Acesso a internet: Como meu celular aceita e-sim, eu fiz um plano da Ubigi. Paguei 38 dólares por 3GB em um plano LATAM (eu fui para a Colômbia depois, então precisava de um plano aceito lá também).
  • Mal de altitude: Como Quito está situada a 2.850, algumas pessoas podem sentir o mal de altitude. Dores de cabeça, náuseas, falta de ar, tonturas e fadiga são sintomas comuns do mal de altitude. Para não sentir, evite atividades físicas extenuantes nos primeiros dias, permita que seu corpo se ajuste gradualmente à altitude antes de ir para lugares ainda mais altos (como Cotopaxi, teleférico..), beba muita água e evite bebidas alcóolicas e faça refeições leves.