PARATY (RJ) - Nov/21
PARATY (RJ) - Nov/21
Uma passagem rápida em um destino histórico que tinha vontade de conhecer!
ONDE FICAMOS
Hotel
Pousada do Cais
Preço
Pagamos R$ 281 por 1 diária para 2 pessoas em um quarto duplo.
Tempo de estadia
Chegamos em Paraty no início da tarde do dia 22/11 e fomos embora no dia 23/11 por volta da hora do almoço.

Paraty é uma cidade que eu já tinha vontade de conhecer há um tempo e aproveitei que era caminho de Angra - o destino para onde eu estava indo - para passar um dia lá. Foi bem curtinha minha estadia, mas eu adorei conhecer. Paraty é uma cidade histórica e tem muita coisa para conhecer ao seu redor também. Como eu já conhecida Trindade, optei por ficar apenas em Paraty e já seguir para Angra. Mas super vale uma viagem com mais tempo para lá e para Trindade, que é inclusive um destino lindíssimo, cheio de praias e cachoeiras (um dia eu ainda escrevo sobre lá!).
Eu gostei bastante do hotel que escolhemos, devido à sua localização, já que ele ficava bem no meio do centro histórico e de frente para o porto, então tinha uma vista bem bonita também!
O QUE FIZEMOS
Centro histórico
Em 2019, a cidade colonial de Paraty (e a Ilha Grande) foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, pela mistura de riquezas históricas e naturais. Paraty foi fundada por volta de 1667 e era um dos principais portos da região Sudeste do Brasil, tendo uma grande importância econômica. Mas hoje sua principal atividade econômica é o turismo - hoje Paraty é inclusive a oitava cidade do país a mais receber turistas.
O centro histórico remete à essa época, com casinhas brancas e portas coloridas e ruas de pedrinhas irregulares.
CAMINHAR PELO CENTRO HISTÓRICO
Eu fui para Paraty sem muitos planos, então meu objetivo era mais conhecer o centro histórico e andar (e me perder) e andar mais um pouquinho por lá! O centro histórico é muito lindo e super vale uma caminhada despretensiosa e sem planos por lá. Lá não é permitido a entrada de carros, o que torna a caminhada mais confortável. As ruas são todas de pedras, no entanto elas são bem irregulares, o que fica beem fácil de tropeçar (recomendo andar de tênis, porque é fácil torcer o pé de chinelo). Andamos por nossa conta, mas existem opções de free walking tour pela cidade também (mais informações em: https://freewalkertours.com/pt-br/paraty/).
Alguns lugares que conhecemos:
- Igreja de Santa Rita: Considerada cartão postal de Paraty, foi construída em 1722 pelos escravos libertos. Possui elementos da arquitetura Jesuítica e do Barroco
- Praça da Matriz: É a maior praça do centro histórico e é lá que estão os casarões mais ostensivos de Paraty. Na praça está também a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
- Porto de Paraty: Onde saem os passeios de lancha para as praias. É uma região bem agradável para caminhar
Ah! Uma curiosidade que aprendi sobre Paraty é que se vocês observarem nas fotos, algumas ruas estão um pouco alagadas. Parece que isso não foi um erro de cálculo, mas sim algo planejado para de tempos em tempos o mar alagar as ruas para limpá-las (já que quando Paraty foi construída não existia saneamento básico).






CENTRO HISTÓRICO À NOITE
O centro histórico consegue ficar ainda mais lindo à noite, todo iluminado com luzinhas e as lamparinas acessas. Fica cheio de restaurantes abertos e com mesas na rua. Super vale uma caminhada noturna e aproveitar a oportunidade para entrar em inúmeras lojinhas da região - que ficam dentro dos casarões.


O que comemos
Como disse, Paraty é cheia de restaurantes na rua e tem várias opções. Não tinha pesquisado sobre nenhum específico, então paramos no que achamos bonitinho, que foi o Refúgio Restaurante. Ele tem uma vista bonita para o porto e possui sofázinhos confortáveis ao ar livre. Lá descobrimos que a novela Gabriela, cravo e canela teve sua primeira versão gravada no centro histórico de Paraty e daí veio a bebida típica chamada Jorge Amado - feita com maracujá, limão e com a cachaça Gabriela, uma das mais famosas da região e feita com cravo e canela. Achei a bebida bem gostosa, vale a pena experimentar. Inclusive, Paraty é famosa também pelas suas cachaças e possui alguns alambiques que são possíveis de visitar. Comemos um peixe inteiro e estava bem gostoso; gostamos do restaurante apesar dele não ser muito barato.
Preço
R$ 388,00 para duas pessoas (almoço e bebidas)

Escrevendo esse post descobri também que Paraty tem um prato típico que é peixe com banana. E parece que o restaurante Banana da Terra (@restaurantebananadaterra), um dos mais famosos da cidade, possui esse prato em seu cardápio. Não descobri essa informação a tempo, mas fica para a próxima ida! :)