NASSAU (BAHAMAS) - Out/24
O amigo do meu noivo se mudou para o Bahamas e fazia tempo que estávamos planejando uma viagem para lá! Foi uma viagem incrível e eu adorei conhecer esse novo país, repleto de belezas naturais. Muitas pessoas passam apenas um dia lá, vindo de cruzeiro, mas eu super recomendo passar mais dias.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
Caso queira pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico
- Informações gerais (como chegar, quantos dias ficar, onde ficar, como se deslocar, língua, história, clima)
- Roteiro para sete dias
- O que fizemos (roteiro detalhado)
- Atrações extras
- Restaurantes
- Dicas
INFORMAÇÕES GERAIS
COMO CHEGAR
O
que precisa para brasileiros irem para os Bahamas
- Passaporte válido
- Comprovante Internacional de Febre Amarela
Como eu decidi nessa viagem passar uns dias em Miami também, eu fiz o trajeto Miami -> Bahamas, para chegar no destino final. Eu voei pela America Airlines e paguei 1768 reais ida e volta.
QUANTOS DIAS FICAR
Eu fiquei uma semana no Bahamas (6 dias inteiros) e deu para conhecer bastante coisa, mas com certeza ficaria mais dias - quem não gostaria de mais dias de sol e praia com mar transparente né?
Eu passei todos os dias em Nassau e fiz apenas um bate e volta de barco para uma ilha lá perto (Rose Island).
Para escolher a quantidade de dias para ficar no Bahamas, leve em consideração quais ilhas você quer conhecer.
ONDE FICAR
Os lugares mais comuns para se hospedar em Nassau são:
- Paradise Island: Cheia de resorts famosos, boas praias como Cabbage Beach e com várias opções de restaurante.
- Cable Beach (Baha Mar): É uma região mais tranquila que Paradise Island, mas também tem várias opções de restaurante.
- Downtown Nassau: Perto dos terminais de cruzeiro e dos pontos históricos da cidade.
Eu me hospedei na casa de amigos, bem perto do Baha mar. Achei a região tranquila, mas as coisas em Nassau são todas meio espalhadas, então quase não fizemos nada a pé.
COMO SE DESLOCAR
Acredito que o melhor jeito para se deslocar em Nassau é alugando um carro. Como eu disse, as opções de restaurantes e praias em Nassau, ficam todas meio espalhadas na ilha, então é bem difícil fazer coisas a pé. Além disso taxi lá é bastante caro (e não tem uber), então não vale a pena.
Um ponto de atenção é que em Bahamas, o trânsito segue a mão inglesa. Mas como a ilha não produz carros, eles importam muitos carros usados de outros países, então a ilha tem tanto carros em que se dirige do lado esquerdo, quanto do lado direito.
LÍNGUA
A língua oficial do país é o inglês. Mas no dia a dia, muitos bahamenses falam uma forma local conhecida como "Bahamian English" ou "Bahamian Dialect", uma variação do inglês com influências africadas, britânicas e caribenhas.
HISTÓRIA
Os Bahamas são um arquipélago composto aproximadamente por 700 ilhas e ilhotas, das quais cerca de 30 são habitadas. A população do país é de cerca de 400 mil habitantes.
A economia do Bahamas é fortemente dependente do turismo, especialmente do segmento de cruzeiros.
História
Primeiros habitantes: Os Bahamas eram habitados por povos indígenas chamados Taínos ou Lucayanos, que viviam nas ilhas por mais de mil anos, dependendo da pesca e da agricultura. Moravam em aldeias.
Chegada dos Europeus: O primeiro contato europeu foi feito por Cristóvão Colombo, que chegou à ilha de Guanahani (hoje acredita-se ser uma das ilhas das Bahamas) em 1492 durante sua primeira viagem ao Novo Mundo. No entanto, a colonização europeia e a exploração começaram após a chegada dos espanhóis, que começaram a explorar a área e e extinguiram quase completamente os Lucayanos, que foram forçados ao trabalho escravo nas plantações.
Colonização Britânica (1648): A verdadeira colonização das Bahamas começou quando os ingleses se estabeleceram nas ilhas. O primeiro assentamento britânico foi fundado em 1648 por um grupo de leais britânicos (Royalists), que fugiram da Revolução Inglesa e se estabeleceram na ilha de Eleuthera. Em 1670, a Grã-Bretanha obteve formalmente as Bahamas pelo Tratado de Madrid, que assegurava as ilhas como colônia britânica. Nassau, localizada na ilha de New Providence, foi estabelecida como a capital.
Período de Pirataria: Durante o século XVIII, Nassau se tornou um ponto importante no comércio de piratas, devido à sua localização estratégica no Caribe. Piratas como Edward Teach (Blackbeard) e Charles Vane fizeram de Nassau sua base de operações. Os piratas eram conhecidos por atacar navios mercantes, e Nassau era um refúgio seguro, onde eles podiam se esconder das autoridades britânicas. Em 1718, o governo britânico conseguiu pacificar a cidade, e Nassau perdeu seu status de "porto pirata".
Abolição da Escravatura: Como muitas outras colônias britânicas, as Bahamas dependiam da escravidão para a economia, especialmente para a produção de açúcar e o comércio de escravizados. A abolição da escravatura nas Bahamas ocorreu em 1834, quando o Reino Unido aboliu a escravidão em todas as suas colônias.
Independência: Em 1864, os Bahamas obtiveram autonomia interna, com um governo controlando muitos assuntos internos, mas ainda sob a soberania britânica. E, 1973, os Bahamas finalmente conquistaram a independência e se tornaram uma nação independente com um sistema parlamentarista e uma monarquia constitucional. Uma curiosidade, é que apesar de serem independentes, eles fazem parte da Commonwealth (organização que reúne vária ex-colônias britânicas), o que significa que eles consideram o rei/rainha do Reino Unido, como chefe de estado.
CLIMA
O clima em Nassau é tropical, o que significa que a cidade tem temperaturas quentes durante todo o ano, com variações ocasionais.
- Estação Seca (Dezembro a Abril): É o melhor período para visitar Nassau, pela quantidade de chuva ser bastante reduzida. A temperatura média fica entre 24ºC e 30ºC.
- Estação Chuvosa (Maio a Outubro): O calor e a umidade durante essa estação aumentam. As chuvas são fortes, mas normalmente rápidas, normalmente com tempestades no final do dia. A temporada dos furacões ocorre entre junho e novembro, mas normalmente Nassau não é tão afetada. A temperatura média fica entre 26ºC e 32ºC.
Eu fui em Outubro e tinha acabado de passar na região da Flórida o furacão Milton, que foi bem forte. Apesar da região do Bahamas não estar na rota do furacão, teve bastante tempestades por lá. Eu dei muita sorte que cheguei na ilha uma semana depois dessas tempestades, então consegui aproveitar bons dias de sol e praia. Normalmente todos os dias no final da tarde, chovia. Meus amigos disseram que o mar estava mais mexido que o normal, devido às chuvas, mas pra mim, ele ainda estava super lindo.
Esse é o roteiro que eu fiz:
(clique no link para ir direto para ele)
DIA 1:
Chegamos já mais tarde, então só saímos para jantar
- Jantar em Spritz restaurant & bar (Sandyport)
DIA 2:
DIA 3:
DIA 4:
- Jogar Pickleball (Raquet club)
- Praia do apartamento
- Drinks em The Dilly Club (PI)
- Jantar no Carmine's (PI)
DIA 5:
DIA 6:
- Jogar Pickleball (Raquet club)
- Almoço no Swimming Pigs
- Praia do apartamento
- Jantar no Cleo Mediterraneo (Baha mar)
DIA 7:
AQUAVENTURE (PARQUE AQUÁTICO ATLANTIS)
Horário de Funcionamento
Day Pass a partir de 08h30
Site
Maiores informações em:
https://www.atlantisbahamas.com/daybooking
O Aquaventure é o parque do resort Atlantis e fica em Paradise Island (uma ilha pertinho de Nassau, onde é possível checar de carro, tem só um pedágio no caminho em que se paga 2 dólares). A estrutura do resort e do parque aquático são bizarras e quem está hospedado no resort tem direito a ir no parque. Se você não estiver hospedado, pode comprar um daypass, para aproveitar o dia no parque aquático, que foi o que eu fiz.
O parque aquático possui 14 piscinas, um aquário, rio lento e rio rápido, vários toboáguas e uma praia exclusiva (Playa Azul). Eu achei bem legal a experiência, mas achei bastante caro.
O Atlantis tem uma área externa (Marina Village), aberta ao pública, cheia de opções de restaurantes e super bonitinha.



JAW'S BEACH
Passamos a manhã nessa praia. Ela é conhecida por ser mais tranquila e menos frequentada e de fato estava super vazia. Acho que só tinha a gente e mais uma família. A água estava super cristalina e sem ondas, o que eu amo! A praia não tem muita estrutura (barracas, restaurantes), mas tem uns coqueiros, então dá para achar sombra.
Tentai andar um pouco na orla, mas a maré estava um pouco alta, o que dificultou haha.



SANDYPORT MARINA VILLAGE
Sandyport é conhecida por ser uma área predominantemente residencial, mas também oferece algumas opções de hospedagem mais intimistas, com hotéis e resorts de pequeno porte, muitos beira mar. Possui uma praia exclusiva para moradores e resorts, chamada Sandyport Beach.
Além disso, na região, está a Sandyport Marina Village, um complexo que combina uma marinha de luxo, lojas e restaurantes. É uma área tranquila, com várias casinhas em estilo colonia caribenho. Eu achei a região lindíssima e almocei e jantei um dia lá, nos restaurantes Spritz e Mi&B's Deli & Bistro



BAHA MAR (RAQUET CLUB)
O Baha Mar é um outro resort de luxo do Bahamas. Ele abriga três grandes hotéis, um Cassino, vários restaurantes, praia privativa, um shopping, além do Raquet Club, um local com quadras de tênis e pickleball.
Apesar de alguns lugares serem exclusivos para hóspedes, como a praia, outros são acessíveis ao público, como as quadras de tênis, shopping, restaurantes. Vários dias fomos jantar no Baha Mar. E também alugamos algumas vezes a quadra de Pickleball para jogar.
Foi a primeira vez que eu joguei Pickleball e eu adorei. Ele é uma mistura de tênis, com badminton, com pingue-pongue e tem ficado famoso nos EUA. Eu achei fácil de aprender, mesmo para quem nunca tinha jogado. Nós pagamos 44 dólares para 1h de quadra.


PRAIA DO APARTAMENTO
Eu achei de certa forma comum no Bahamas, os resorts e os apartamentos fecharem as praias onde eles estão. Apesar disso ser meio triste, pensando que as praias deveriam ser de todos, se você está hospedando em um lugar assim, acaba ficando em uma praia mais exclusiva e com menos pessoas.
No apartamento que ficamos, era assim. Na frente do apartamento, tinha uma pequena faixa de praia acessível apenas por ele. Então muito dos dias nós aproveitamos a praia e piscina do apartamento - que tinha um visual maravilhoso!



CABBAGE BEACH
Cabbage Beach é uma praia pública e fica na costa norte da Ilha Paradise Island. Nós chegamos até lá de carro. A praia possui uma orla bem extensa, de aproximadamente 3kms.
Logo que chegamos, fomos bastante abordados por pessoas que queriam nos alugar sombrinhas e espreguiçadeiras. Mas como não estava com muito sol, nós colocamos nossa canga na areia e ficamos por lá, sem ter que pagar nada.
O que eu mais gostei dessa praia foi ir caminhando até a ponta dela na extrema direita (no google ta com o nome "20$ treasure beach"). A costa da praia lá, forma tipo uma baía e a água vira uma piscina cheia de peixinhos. Foi maravilhoso e recomendo demais uma caminhada até lá.


DOWNTOWN NASSAU
Essa região é o centrinho comercial e histórico de Nassau. Passamos no Straw Market, um mercado ao ar livre, famoso para comprar artesanato local e depois fomos na Marinha (Nassau Bahamas Cruise Terminal), que é de onde saem os cruzeiros e tem uma região comercial bem legal, cheio de lojinhas e restaurantes, em casinhas coloridas caribenhas.
Nós não chegamos a ir, mas na região é possível conhecer também o Pirate Museum e a Queen's staircase (ma escadaria de 66 degraus esculpidos em rochas de calcário, que foi construída pelos escravizados no século XVIII. Ela leva a um ponto de vista que oferece uma vista panorâmica de Nassau).


PASSEIO DE BARCO
No nosso último dia no Bahamas, fizemos um passeio de barco, e foi a coisa mais legal que fizemos lá. Nós alugamos um barco só para a gente (estávamos em 8 pessoas) e levamos comidinhas para comer durante o dia.
O barco foi para a Rose Island, uma ilha lá pertinho. Chegando, ele atracou no meio do mar e passamos o dia inteiro por lá, nadando no mar, andando de caiaque, comendo umas comidinhas e apreciando a vista, que era linda! O mar super transparente! Foi uma delícia de dia.
Nós fizemos o passeio com o @atlantis2yacht. Ele é um brasileiro que largou tudo para viver no Bahamas e faz passeios de barco lá. Ele faz preços especiais para Brasileiros. Nós pagamos cerca de 1200 dólares para o dia.



- Conhecer outras ilhas, como as Exumas (Great Exumas e Little Exumas), famosas pelo passeio dos porquinhos nadadores em Big Major Cay; Harbour Island conhecida pelas suas areias de cor rosa e atmosfera romântica; Eleuthera, com prias selvagens e muito menor turismo em massa.
No geral, achei os restaurantes muito bons no Bahamas, talvez porque eu estivesse com pessoas que moram lá, então eles já tinham feito uma pré-seleção haha. Os restaurantes ficam concentrados nos resorts (Baha mar, Atlantis (Paradise Island) e Sandyport).
Sugestões de restaurantes por localidade:
Baha mar
- Stix Noddle Bar: É um restaurante oriental. Eu comi um rámen vegetariano que estava muiiito bom (e era gigante também... fiquei 1h comendo haha). Pagamos 224 dólares para 6 pessoas (37 dólares por pessoa).
- Cleo Mediterraneo: É um restaurante de comida mediterrânea, com várias opções de comidas árabe. Pedimos um menu combinado que vinham várias opções de carnes, arroz, pão sírio, vegetais e várias pastas e molhos. Estava tudo uma delícia, mas o restaurante é bem caro. Pagamos 582 dólares para 6 pessoas (97 dólares por pessoa).
- The Swimming Pig Gastropub: É um pub com comidas mais americanas, tipo hambúrguer, finger food... Eu comi uma pizza flat bread, que estava perfeita, e eu lembro dela até hoje haha. Nós pagamos 234 dólares para 6 pessoas (39 dólares por pessoa).
Paradise Island
- The Dilly Club: É um bar mais de drinks. Tem um extensivo menu com vários drinks diferentes. Nós fizemos um "pré" lá, antes de ir jantar no Carmine's. Nos sentamos em uma mesa do lado de fora e foi bem agradável. Pagamos 189 dólares para 6 pessoas (31,50 dólares por pessoa).
- Carmine's: O Carmine's é um restaurante italiano beem gostoso. Os pratos são super bem servidos e todos muito bons. Ele não é muito barato. Nós acabamos pedindo muita comida, então a conta ficou cara e tivemos que levar a comida para casa e comemos no dia seguinte haha. Pagamos 423 dólares para 6 pessoas (70,5 dólares por pessoa).
Sandyport
- Spritz restaurant & bar: Foi o primeiro restaurante que fomos no Bahamas, assim que chegamos. Comemos uma pizza de massa fininha, que estava bem gostosa. Ele fica numa região bem bonitinha, e dava para ver o mar de lá (e inclusive uma tartaruga, que disseram que está sempre por lá). Pagamos 89 dólares para 6 pessoas (15 dólares por pessoa).
- Mi&B's Deli & Bistro: É um restaurante com opções mais frescas, como sucos, saladas e pães, ótimo para o almoço. Comi uma salada e estava bem gostosa. Nós almoçamos em uma mesa no deck do lado de fora, com vista para o mar, uma delícia. Pagamos 128 dólares para 6 pessoas (21 dólares por pessoa).


- Acesso a internet: Como meu celular aceita e-sim, eu fiz um plano da Airalo. Paguei 15 dólares por 2GB em um plano válido por 30 dias. O meu noivo comprou o e-sim da ubigi; apesar de mais caro, funcionou melhor.