GIETHOORN (Holanda) - Nov/23

23/11/2023

Uma das cidades mais fofas que conheci na Holanda! Parece que saiu direto de um conto de fadas!


O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST

Caso queira pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico

  1. Informações gerais (como chegamos, quanto tempo ficar, história e curiosidades, quando ir)
  2. Roteiro para 1 dia
  3. O que fizemos (roteiro detalhado)
  4. Restaurantes
  5. Dicas

INFORMAÇÕES GERAIS

COMO CHEGAMOS

Estávamos em Groninguen e fomos de trem + ônibus para Giethoorn. O percursso total durou cerca de 1h30 e custou 22 euros (19 euros do trem + 3 euros do ônibus) - 44 euros ida e volta [ano referência: 2023]

De Amsterdã dá cerca de 2h e custa 29 euros (26 euros do trem + 3 euros do ônibus) - 52 euros ida e volta [ano referência: 2023]

Giethoorn não tem estação de trem, então independentemente de onde você saia, o melhor a se fazer é pegar um trem até a cidade Steenwijk e de lá pegar o ônibus de número 70 ou 270 para Giethoorn. A estação de ônibus em Steenwijk fica bem na frente da estação de trem. No ônibus, desça na parada de nome "Dominee Hylkemaweg", que já estará bem perto da parte turística de Giethoorn. O trajeto de ônibus dura cerca de 15 minutos.

Para voltar, é só pegar o mesmo ônibus do outro lado da rua. 

Ps: Quando eu fui, em novembro de 2023, estava passando apenas o ônibus 70. Nessa época ele passa apenas de hora em hora, então é bom se planejar para chegar em Steenwijk perto do horário que o ônibus sai, para não esperar muito - ou aproveitar e conhecer Steenwijk, que parece bonitinha :) Pelo que eu vi, é possível pegar um uber de Steenwijk até Giethoorn também.

Dica: Para ver informações sobre os trens e ônibus na Holanda, recomendo baixarem os respectivos apps:

  • NS (Noderlandse Spoorwegen) 
  • 9292

QUANTO TEMPO FICAR

A parte turística de Giethoon é super pequena então um bate e volta para lá é muito viável. Nós passamos cerca de 3h e conseguimos conhecer tudo.

No entanto, a cidade é uma gracinha, então se tiver tempo para passar 2 dias lá, eu super recomendaria. Tem vários Bed and Breakfasts na cidade. 


HISTÓRIA E CURIOSIDADES

História de Giethoorn

A Aldeia de Giethoorn foi criada há 800 anos através da busca manual por turfas. Os moradores daquela época cavavam à mão (em busca de turfas) e acabaram por criar um sistema completo de canais. Com todas essas escavações, varias ilhas foram criadas e 176 pontes foram construídas para conectar as ilhas. As atuais casas foram construída nessas ilhas. 

Giethoorn é também conhecida pelo nome "Veneza da Holanda", já que não há carros e nem estradas e seus moradores tem que se movimentar de barco.

Mas como assim não tem carro na cidade?

Bom, na verdade os carros são proibidos apenas na parte velha da cidade - a parte turística. Nela, é possível se locomover a pé, de bicicleta ou de barco. Os moradores que possuem carros, tem que estácioná-los em estacionamentos fora da parte velha. Todo o transporte é feito através dos canais da cidade. Aqui até o caminhão de lixo é um barco haha.

A cidade tem cerca de 2500 habitantes mas recebe mais de 1 milhão de turistas no ano. Ela tornou-se famosa depois de 1958, quando um cineasta Holandês gravou a comédia "Fanfare" lá. E aí "bombou" com o advento das redes sociais. 

Significado de Giethoorn

A palavra "Giethoorn" significa chifre de cabra e a cidade ganhou esse nome pois quando foi fundada, no século XIII, os fazendeiros encontraram uma quantidade imensa de chifres de cabras soterrados. Acredita-se que os chifres eram de cabras selvagens que provavelmente morreram afogadas na inundação de 1170, que deixou toda a região alagada. 

Telhados de Giethoorn

Casa de telhado de junco
Casa de telhado de junco

Grande parte das casas em Giethoorn possuem telhado de palha, mais especificamente de reed (junco) - o que deixa a cidade ainda mais charmosa. Isso se deve porque há cerca de 100-200 anos, Giethoorn era uma vila pobre e telhados de palhas eram mais baratos. Atualmente é o contrário, o telhado de palha é mais caro que o de telhas. Os moradores da vila tem que renovar seus telhados a cada 40 anos.

Casas e Pontes de Giethoorn

Caminhando por Giethoorn você irá observar que só é possível andar de um dos lados da rua. O outro só é acessado pelas pontes, que praticamente dão acesso aos quintais das casas. Isso acontece porque as pontes são propriedade privadas das casas. Algumas delas possuem inclusive placas de probido passar ou algo parecido com um portão no meio da ponte. Então não suba nas pontes alheias para tirar fotos hehe.

O guia nos contou que quando as pessoas compram uma casa em Giethoorn, ela vem com um memorial com suas características, como "janelas verdes, telhado de palha e fachada cinza" e que eles não podem fazer nenhuma alteração. Inclusive se a casa pegar fogo, eles são obrigados a reconstruí-la igual a original.

Observe como a ponte fica no quintal da casa
Observe como a ponte fica no quintal da casa
Do lado direito é possível caminhar e do outro lado o acesso é privado, apelas pelas pontes
Do lado direito é possível caminhar e do outro lado o acesso é privado, apelas pelas pontes
Ponte privada bloqueando a passagem
Ponte privada bloqueando a passagem

QUANDO IR

A alta temporada é da Páscoa ao Haloween e o guia nos disse que a época mais bonita é entre abril e maio, pois a vila está toda florida. A parte ruim é que nessa época fica tudo muito cheio também, inclusive disseram que da trânsito de barcos.

Nós fomos em uma segunda feira em novembro e estava bem vazio, com meia dúzia de turistas. Muitos restaurantes estavam fechados. Chegando lá choveu um pouco, mas depois o tempo melhorou e super valeu a pena ter ido. Então independente de quando você estará lá, eu recomendo uma visita a Giethoorn! :)

ROTEIRO (1 dia)

Esse foi o roteiro que fizemos:


O QUE FIZEMOS

CRUZEIRO PELOS CANAIS

Preço 2023

10 euros por pessoa


Empresa

Zwaantje

Mais informações em: zwantje.nl

Duração

1h de passeio

Chegamos em Giethoorn no meio de uma chuva e fomos fisgados pela primeira companhia de passeios de barco em que passamos na frente. Iria sair um passeio de cruzeiro em poucos minutos e resolvemos aproveitar para ir.

O barco do cruzeiro é todo fechado - o que foi ótimo para escapar da chuva - mas as janelas podem ser abertas. Ele passa pelos canais e pelo Lago Bovenwijde. No passeio vai um guia que nos passa várias informações e curiosidades sobre Giethoorn.

Ao invés de fazer o passeio do cruzeiro é possível alugar um barco e você mesmo dirigir. Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio e as companhias mostram qual a rota você tem que fazer. Custa por volta de 35 euros. Essa era a opção que eu queria ter feito, mas como estava chovendo e os barcos são todos abertos, preferi ir com o cruzeiro.

Gostei bastante de ter feito o passeio de barco e recomendo!

Passeio de cruzeiro
Passeio de cruzeiro
Vista do Cruzeiro
Vista do Cruzeiro
Barquinhos para alugar
Barquinhos para alugar

ANDAR PELA VILA 


Antes de chegar em Giethoorn,  eu estava bem confusa sobre onde ficava essa parte turística da cidade que tinha visto nas fotos. Mas é bem fácil, siga as recomendações:

Você vai descer na estação de ônibus Dominee Hylkemaweg (A). Atravesse a rua e desça as escadas. Você já verá então um canal e nele encontrará várias empresas vendendo passeios de barco. Siga essa rua até o final, até chegar na Rua Binnenpad (B) - que é a rua principal - e nela já estarão as casinhas e pontes de conto de fadas. Chegando na Binnenpad, vc pode virar à direita ou à esquerda. Virando à direita é onde fica a maioria dos restaurantes.

Obs: Jogue no google maps Binnenpad que ele já da a localização certinha da rua principal da Veneza Holandeza.

Nessa parte velha tem um museu " 't Olde Maat Uus" e uma Igreja, a "Mennonite Church" (estava fechada quando fomos).

Aproveite para curtir uma caminhada despretensiosa e para tirar várias fotos de vários ângulos nessa vila tão charmosa!

RESTAURANTES

A maioria dos restaurantes estavam fechados no dia que eu fui - acredito que devido ao fato de ser novembro e uma segunda feira. 

Encontrei o "Venice Giethoorn" aberto, que é uma lojinha que vende vários souvenirs e também algumas comidinhas rápidas. Comi um stroopwafel lá, mas não foi o dos melhores que já comi kk.  

A rua onde tem mais opções de Restaurantes é a Binnenpad

DICAS

Recomendo que você baixe os seguintes aplicativos:

  • NS ((Noderlandse Spoorwegen): Tem todas as informações sobre os trens. Horários, rotas, paradas, preço.
  • 9292: Tem todas as informações sobre os ônibus.
  • Drops - The Rain Alarm: É um aplicativo de previsão de chuva. Ele mostra se vai chover (e o quanto vai chuver) nas próximas 2h e 24h. Como a Holanda chove muito é bem útil saber quando vai chover e se a chuva será passageira ou não. Como ele olha para um período menor de tempo (2h) ele é bem mais acurado que aplicativos normais de previsão de tempo.