DELFT (Holanda) - Nov/23
DELFT (Holanda) - Nov/23
Acho que Delft ganhou como minha cidade preferida na Holanda - desconsiderando Giethoorn que é mais uma vila! É cheia de canais e pontes mas sem o tumulto turístico de Amsterdã!
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
Caso queira pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico
- Informações gerais (como chegamos, onde ficamos, história e curiosidades)
- Roteiro para 1 dia
- O que fizemos (roteiro detalhado)
- Atrações extras
- Dicas
INFORMAÇÕES GERAIS
COMO CHEGAMOS
Estávamos na estação central de Amsterdã e pegamos um trem para Delft.
A viagem dura cerca de 1h e custa 15 euros.
Dica: Para ver informações sobre os trens e ônibus na Holanda, recomendo baixarem os respectivos apps:
- NS (Noderlandse Spoorwegen)
- 9292
ONDE FICAMOS
Hotel
Preço
[2023] Pagamos 126 euros por 1 diária para duas pessoas. Não tinha café da manhã incluso
Tempo de estadia
Chegamos por volta de 19h da noite em Delft e fomos embora no outro dia por volta das 18h.
O hotel é super bem localizado, muito perto da estação de trem (basicamente só atravessar a rua). Além disso é muito perto das maiores atrações de Delft, então fizemos tudo a pé. Ele tem uma pegada mais jovial e inclusive conta com muito espaço para trabalhar/estudar, reunir com pessoas.
Nós passamos praticamente um dia inteiro na cidade e foi suficiente para conhecer a maioria das atrações. Mas se tivesse mais tempo, talvez eu ficaria um dia a mais para "viver a cidade".

HISTÓRIA E CURIOSIDADES
História de Delft
Delft é uma cidade próxima a Haia e Roterdã, localizada no estado "South Holland" e possui 103 mil habitantes. É conhecida por ser a cidade onde Guilherme de Orange, pai da Holanda, foi assassinado. Sua tumba se encontra na Nieuwe Kerk. Também é a terra natal de Vermeer, o pintor holandês mais famoso do século XVII; ele foi sepultado na Oude Kerk. E por último, mas não menos importante, também é conhecida por suas cerâmicas azuis.
Cerâmica azul
Eu já tinha ido na Holanda algumas vezes e nunca entendi porque tinha tanta souvenir com essa cerâmica azul e branca. E dessa vez, indo em Delft descobri o porque! :)
Delft é famosa por sua cerâmica
azul, também chamada por Delft Blue. Em 1550, a moda no mundo da cerâmica era a
Majolica, um tipo de cerâmica de origem italiana e espanhola. Muitos desses ceramistas viviam na
Antuérpia, mas com a ameaça dos conquistadores espanhóis, acabaram fugindo para
Delft e levaram o conhecimento da produção de cerâmica para lá. Anos depois, a
Companhia das Índias, começou a trazer para a Holanda a porcelana Chinesa, que
era super valorizada pelas famílias ricas. Os ceramistas de Delft, buscando
competir com esse produto importado, desenvolveram um material utilizando 3
tipos de argilas diferentes, e o resultado ficou muito parecido com a
porcelana chinesa.
A cerâmica de Delft alcançou sucesso mundial e a cidade foi o maior centro de produção dela. No apogeu tinham 33 fábricas; hoje em dia só existe a Royal Delft, que é onde também se encontra o museu. Obs: A cerâmica de Delft na teoria não é uma porcelana, devido ao material que é feita.
Várias partes da cidade remetem à
cerâmica azul. Perto do Prinsenhof museum tem postes decorados com desenhos
azuis, a Rua Bonte Ossteeg tem um arte
também inspirada na cerâmica...



MARKT
Começamos o dia na Markt, a praça central de Delft, onde fica a prefeitura (Stadhuis) e a Igreja (Nieuwe Kerk). É uma das maiores praças históricas da Europa e conta com vários edifícios históricos. Hoje a maioria deles são lojinhas e restaurantes. Existe um mercado semanal no Markt às quintas-feiras, das 09h às 17h - tradição que acontece desde o século XII.
STADHUIS:
É a sede do governo da cidade. É um edifício de estilo renascentista com venezianas vermelhas e data de 1618. Foi construído após a antiga prefeitura ter sido incendiada e quase completamente destruída - apenas a torre "Het steen" sobreviveu. A parte mais antiga do complexo é o campanário. O projeto do edifício foi feito pelo arquiteto Hendrik de Keyser, que foi quem fez a tumba de Guilherme de Orange na Nieuwe Kerk também.
A torre Het Steen já foi utilizada como prisão e seu prisioneiro mais famoso foi Balthasar Gerards, o homem que assassinou Guilherme de Orange.

NIEUWE KERK:
Preço 2023
8,5 euros por pessoa (da acesso à Oude e Nieuwe Kerk)
Pagando 13 euros você pode subir na torre também
Horário de Funcionamento
Fevereiro a Outubro: Segunda a Sábado das 10 às 17h.
Novembro a Janeiro: Segunda a Sexta das 11-16h, Sábado 10-17h.
A torre fecha uma hora antes que a Igreja. Domingo a Igreja e Torre estão fechadas.
Site
Para maiores informações, acessar o site:
https://www.oudeennieuwekerkdelft.nl/bezoek/prijzen-en-tijden/

A Igreja foi construída no final do século 14, em 1381. Ela foi a segunda Igreja em Delft depois da Oude Kerk e por isso foi chamada de Nieuwe Kerk (Igreja nova). Aproximadamente cem anos depois da sua construção, um relâmpago atingiu a torre. Ela foi reconstruída, mas com um design diferente do original. Ela permaneceu intacta até o final do século 19, quando foi novamente atingida por um raio. Dessa vez, a torre foi reconstruída utilizando arenito. No entanto, o arenito reage com chuvas ácidas e a torre tem ficado preta desde então. Depois dessas várias renovações, a torre alcançou sua altura atual: 108,75 metros, sendo a segunda torre de Igreja mais alta da Holanda (perdendo apenas da torre de Utrecht, que tem 112 metros). É possível subir na torre, são 376 degraus.
A Nieuwe Kerk é conhecida pelas suas tumbas reais. Quase todos os membros da família real holandesa são enterrados nela, sendo a cova mais famosa a do Guilherme de Orange.
A Igreja parece um museu e tem várias plaquinhas contando um pouco da história holandesa e da família real. A primeira impressão que tive é que ela é muito "clean" e diferente das Igrejas convencionais que eu conheço, com poucas imagens e esculturas, com suas paredes meio brancas, bancos muito simples e sem um altar. E aí descobri que em 1596 teve a fúria iconoclasta, em que símbolos católicos como santos, altares e confessionários foram destruídos e as paredes pintadas de branco pelos protestantes. A Igreja atualmente é protestante.


BLAUWE HART
Logo ao lado da torre da Igreja, fica o coração azul de delft (Blauwe Hart), uma obra de arte de 1998. A obra consiste em painés de vidro azul sobre uma moldura de aço inoxidável. A cor do vidro remete ao azul Delft (cerâmica azul). À noite, o monumento é iluminado por dentro.
Atrás da Igreja tem o canal
Vrouwenregt, um canal cheio de pontes brancas e com bicicletas com flores,
muito lindinho.


OOSTPOORT
Seguimos na Rua Oosteinde direto e chegamos no Oostpoort, onde fica um dos velhos portões de Delft. É o último portão da cidade que sobrou - de um total de oito portões que compõe a fortificação do século XV de Delft. Atualmente é uma casa privada e uma galeria de arte. Achei essa região muito agradável de caminhar, tendo muita área verde no entorno.
Voltamos pela Rua Zuiderstraat e tinham várias boat-house - eu adoro passar por elas! Seguindo na Zuiderstraat tem um centrinho comercial com várias lojas.




OUDE KERK
Chegamos então na Oude Kerk (obs: andar pela Rua "oude delft" da uma vista bem bonita da torre da Oude Kerk).
Essa Igreja é a mais antiga de
Delft, tendo sido construída em 1246 no estilo gótico - e passou por diversas reformas depois. A Igreja também sofreu com a reforma iconoclasta e seu interior foi quase todo demolido, exceto pelo púlpito. Atualmente é uma Igreja
protestante. Possui uma torre inclinada de 75 metros (maior que a torre de
pisa), construída entre 1325 e 1350. A torre é inclinada pois não havia espaço para ser construída na frente da Igreja já existente. Então provavelmente foi desviada a água do canal Oude Delft para abrir espaço. Dessa forma, a torre foi construída metade sobre um cume de areia e metade sobre o canal preenchido. A parte que estava no canal preenchido começou a afundar e a torre ficou torta.
Na Igreja é possível ver muitos túmulos de celebridades. Um deles é o de Vermeer, pintor holandês que morreu desconhecido e tinha uma lápide completamente imperceptível, mas foi homenageado com uma grande lápide memorial em 2007. Piet Hein (matemático, filósofo e poeta), Maarten Tromp (marinheiro) e Anthonie van Leeuwenhoek (o inventor do microscópio) também estão enterrados na Igreja.
Comprando o ticket para entrar na Nieuwe Kerk, ele já te dá acesso para entrar na Oude Kerk.
Atrás da Oude kerk tem o
Prinsentuin (jardim do príncipe) e o Stadelijk Museum Het Prinsenhof. Eu não
entrei no museu, mas andar ali pela região é bem bonito, com suas construções de
pedra.



MOOLEN DE ROOS
Do Prinsentuin, fomos até o Delft Windmill de Roos. Estava quase fechando, mas deixaram a gente entrar. A entrada é de graça e você pode dar a contribuição que desejar. É um moinho ainda em funcionamento, ele mói trigo orgânico em farinha. É o único moinho remanescente dos 18 que existiam em Delft. No seu interior são 7 andares com escadas bem inclinadas de um andar para o outro. O seu topo é aberto e possui uma vista linda da cidade. Como chegamos mais tarde, as pessoas já estavam fechando o local, então não o vimos em funcionamento. Mas valeu muito a visita.


CANAIS
Os canais de Delft são lindos, a maioria estreitos e com pontes brancas. Não deixe de conhecer os canais:
* Oude Delft: Proporciona uma vista bem bonita da Oude Kerk
* Vrouwenregt: Canal cheio de pontes brancas e com vista da parte de trás da Neuwe Kerk. Tem uma bicicleta com flores para tirar foto.
Como estava perto do Natal, à
noite os canais estavam todos cheio de luzinhas, muito fofo. Ir andando por
Delft e passando pelos canais é uma delícia.



- Royal Delft: Uma das poucas fábricas remanescentes que ainda produzem a Delft Blue (cerâmica azul).
- Delft Boat Tours: Passeios de barco nos canais de Delft que acontecem de abril a outubro. Os passeios saem da rua koornmarkt 113.
Vermeer Centre Delft: Conta sobre a história do pintor Vermeer e sobre o seu trabalho.
- Museum Prinsenhof Delft: Era onde o Guilherme de Orange trabalhava, vivia e também onde ele foi assassinado - sendo inclusive possível ver os buracos de bala na parede. Atualmente é um museu que conta a história de Delft e da Holanda, da Casa de Orange e da porcelana azul de Delft.
Recomendo que você baixe os seguintes aplicativos:
- NS (Noderlandse Spoorwegen): Tem todas as informações sobre os trens. Horários, rotas, paradas, preço.
- 9292: Tem todas as informações sobre os ônibus.
- Drops - The Rain Alarm: É um aplicativo de previsão de chuva. Ele mostra se vai chover (e o quanto vai chuver) nas próximas 2h e 24h. Como a Holanda chove muito é bem útil saber quando vai chover e se a chuva será passageira ou não. Como ele olha para um período menor de tempo (2h) ele é bem mais acurado que aplicativos normais de previsão de tempo.