CAMPINAS E REGIÃO(SP)
Eu sou de Belo Horizonte, mas morei de 2019 a 2021 em Jaguariúna e moro desde 2021 em Campinas. Sempre que tenho oportunidade procuro conhecer um lugar novo por aqui, ou experimentar um novo restaurante. Então nesse post eu conto um pouquinhos de opções de lugares aqui perto.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
Caso queira pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico
Passeios para fazer em Campinas:
(clique no link para ir direto para ele e ter informações mais detalhadas)
LAGOA DO TAQUARAL
Horário de Funcionamento
Todos os dias: 05h às 22h
Pedalinho: Sábado e Domingo 09h às 17h
Pet Friendly?
Em algumas partes sim (como por exemplo o Parcão) e em outras não
A Lagoa do Taquaral é um dos principais espaços de lazer e cultura de Campinas. O parque foi inaugurado em 1972 e ocupa uma área de aproximadamente 630 mil metros quadrados.
O parque possui diversas entradas e variadas atrações, que vão desde a pista de caminhada ao redor da lagoa (2.8km mais ou menos), piscina, quadras, pedalinho na lagoa, tirolesa, parques infantis e até um parque só para cachorros (parcão). O parque conta também com uma caravela, uma réplica da nau Anunciação, utilizada por Pedro Álvares Cabral. É possível entrar no seu interior sem nenhum custo.
Eu vou praticamente todos os finais de semana para o parque, para fazer uma caminhada e tomar um coco, eu adoro! Nos domingos, a rua ao redor do parque é fechada e você pode caminhar na parte externa do parque, que da cerca de 4.8kms.
Ps: Ao lado do parque, tem um restaurante com mesas ao ar livre chamado Padoca do Vila, e é uma delícia para tomar café da manhã lá!

PEDREIRA DO CHAPADÃO
A Pedreira do Chapadão é um parque público. O espaço era, originalmente, uma pedreira utilizada para extração de pedras, mas foi desativado e transformado em uma área de lazer e convivência. O mais legal do parque é justamente esses paredões de pedra que chegam a aproximadamente 40 metros de altura.
O Parque conta com uma pista para caminhada de aproximadamente 1km, brinquedos para crianças, quadras, aparelhos de ginástica, áreas para piquenique, além de um pequeno lago formado pelas águas da chuva. Além disso, tem um singelo mirante, onde é possível ver os paredões de pedras abaixo. Ele conta com um estacionamento também.
O parque não é muito grande e não tem muita estrutura (como comércio para vender água, água de coco). No entanto, eu gostei de conhecê-lo e de variar um pouco o local onde costumo fazer minhas caminhadas, já que geralmente vou ao Parque do Taquaral. Além disso ele é bem mais vazio, então é agradável.


SHOPPING GALLERIA
Apesar do Shopping Dom Pedro ser o mais famoso de Campinas, sendo inclusive um dos maiores shoppings do Brasil e da América Latina, para mim o shopping mais legal e bonito (e vazio) de Campinas é o Galleria. Eu não sou uma pessoa muito de shopping, mas para mim o Galleria vale uma visita, pois ele é lindo e super integrado com a natureza. Ele possui um jardim central com áreas verdes, fontes e lagos.
Além disso possui bons restaurantes. Eu gosto do outback, que é pet friendly e tem um espaço ao ar livre e gosto do Maremonti que tem um macarrão cacio e pepe muito gostoso.

Passeios para fazer na região de Campinas:
(clique no link para ir direto para ele e ter informações mais detalhadas)
Lugares até 50km de Campinas:
- Conhecer a cidade de Holambra
- Conhecer a cidade de Jaguariúna
- Jardim Botânico Plantarum
- Castelo dos Vinhais
- Sítio Sassafraz (piquenique)
Lugares de 50 a 100km de Campinas:
Lugares de 100 a 150km de Campinas:
HOLAMBRA
Holambra é conhecida como a Cidade das Flores, por ser o maior centro de produção e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil (respondendo por 40% da produção nacional).
O nome Holambra vem da junção de Holanda + América + Brasil. A Cidade foi fundada por imigrantes holandeses que chegaram após a Segunda Guerra Mundial, em 1948. Eles trouxeram técnicas avançadas de floricultura e começaram a cultivar flores com qualidade e variedade inéditas no Brasil.
Eu acho Holambra uma cidade muitoo fofa. Então sempre que alguém vem me visitar em Campinas, aproveito para passar o dia por lá (fica a cerca de 35 min de Campinas)
O que fazer (1 dia)
Comece o dia indo para o Moinho Povos Unidos. Lá perto tem lugar para estacionar. Deixe o carro por lá e faça o resto do trajeto a pé. O moinho é uma réplica fiel de um moinho holandês de 38,5m de altura. Ele foi construído em 2008 para celebrar os 60 anos da imigração holandesa na região. Ele está aberto para visitação e é possível subir até o topo, que tem uma vista panorâmica da cidade. Uma curiosidade é que ele ainda funciona de verdade, usando a força do vento para moer grãos.
Do moinho, vá andando pela Alameda Maurício de Nassau, uma rua bem agradável e arborizada. Logo você encontrará a atração Guarda-Chuvas de Holambra, uma parte da rua cheia de sombrinhas coloridas, bem bonitinha. Nesse mesmo ponto fica também a Alameda do Beijo, que tem várias casinhas holandesas e lojinhas.
Seguindo um pouco adiante, você verá o Lago Vitória Régia e o Deck do Amor, onde tem vários cadeados pendurados.
De lá, vá para a Rua Dória Vasconcelos onde encontra-se o Boulevard Holandês, uma área comercial cheia de lojas de artesanato, souvenirs e restaurantes, além de construções no estilo arquitetônico Holandês.
Perto do Boulevard, está o Parque Van Gogh, outro ponto turístico de Holambra. O parque foi inspirado no pintor holandês Van Gogh e possui réplicas de quadros famosos do artista.
Atrações Extras
Bloemen Park: Significa "Parque das Flores" em holandês e é o primeiro parque de exposições permanentes de flores de Holambra. O parque conta com jardins inspirados em diferentes culturas e estilos, como o jardim mexicano, com cactos e suculentas, e o jardim inglês, com flores típicas da região. O parque funciona de terça a domingo, das 09h às 17h, e o ingresso custa R$30.
Além disso, Holambra conta com vários campos floridos privados em que é possível marcar uma visita.
Expoflora
A Expoflora é o maior festival de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizado anualmente em Holambra, normalmente no mês de agosto. A festa tem como objetivo apresentar as novidades do setor de flores e plantas ornamentais, além de divulgar a cultura holandesa. O evento conta com exposições de arranjos florais, mostra de paisagismo, carros alegóricos decorados com flores acompanhados de dança típica, shopping das flores (várias plantas diferentes à venda), comidas holandesas e chuva de pétalas, que foi o que eu mais gostei quando fui. O espetáculo da chuva de pétalas acontece diariamente e utilizam 18 mil botões de rosas, despetalados um a um, criando uma chuva sob os visitantes. É lindo demais. Eu gostei de ter ido no Expoflora, mas achei um pouco perrengue, porque fica muito cheio.
Restaurantes
Holambra tem vários restaurantes com comida típica holandesa e o Boulevard Holandês é um bom lugar para almoçar/jantar.
O meu restaurante favorito em Holambra é o De Pizza Bakker, que servem uma pizza italiana napolitana maravilhosa!
Eu já almocei também no Fazendo Ribeirão de Holambra, onde servem um self service. A comida era gostosa, mas nada espetacular.



JAGUARIÚNA
Jaguariúna é um município localizado na região metropolitana de Campinas (fica a cerca de 30min de carro). A cidade possui uma população de cerca de 60 mil habitantes.
Apesar de ser uma cidade pequena, eu acho ele bem bonitinha e com ótimas opções de restaurantes.
O que fazer
Parque dos Lagos: É o parque principal da cidade. Ele conta com três lagos e oferece quiosques, playground a áreas para caminhada (além de um espaço para cachorros agora). Eu gosto bastante de ir lá para fazer caminhadas.
Naga Cable Park: Localizado em um lago natural, o parque oferece atividades como wakeboard, wakeskate e brinquedos infláveis para crianças. Eu ainda não tive coragem de fazer o wakeboard, mas o parque ainda sim vale a pena ser visitado.
Passeio de Maria fumaça: O passeio de Maria Fumaça proporciona uma viagem no tempo, percorrendo a antiga linha ferroviária Mogiana. Você pode sair de Jaguariúna ou Campinas e fazer meio passeio (dura um turno) ou o passeio completo (que dura o dia inteiro). Caso você não queira fazer o passeio, mas queira conhecer a Maria Fumaça, na maior parte do tempo ela fica na estação ferroviária de Jaguariúna, do lado do restaurante Botequim da Estação.
Restaurantes
Jaguariúna conta com excelentes opções de restaurantes. Fica aqui os meus preferidos:
- Bar da Praia. O restaurante é lindo, muito bem decorado. A especialidade é frutos do mar. Tudo é muito gostoso e bem servido - destaque para a abóbora recheada que é maravilhosa. É pet friendly.
- Ristorantino: É um restaurante italiano, de comida bem caseira. Possui massas e pratos com carne. O filé ristorantino é uma delícia.
- Botequim da Estação: É o restaurante que fica do lado da Maria Fumaça. Ele é todo ao ar livre com sombreiros, o que cria um ambiente super gostoso. Ele serve refeições completas, geralmente carne com arroz, feijão, batata frita. O mais famoso são os bifes que vem na chapa. A comida deles é muito saborosa.
- Sô raíz: Restaurante bem gostoso que serve comida de fogão de lenha e carnes feitas em churrasqueira. Tem um self service bem amplo, com muitas opções vegetarianas. Nos finais de semana tem opções a la carte também. A comida é muito boa e o lugar muito aconchegante.
JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM
Horário de Funcionamento
Quarta a Domingo, das 09h às 17h. Restaurante aberto das 12h às 14h30.Segunda e Terça fechado.
O Jardim Botânico Plantarum fica em Nova Odessa, a cerca de 35km de Campinas (mais ou menos 35 minutos). Ele é um dos maiores centros de pesquisa e conservação da flora brasileira, abrigando um acervo vivo com mais de 6.000 espécies vegetais.
Eu fui mais ou menos na hora do almoço, almocei no restaurante do Jardim Botânico (é bom reservar com antecedência) e passei o resto da tarde no Jardim. Ele é super grande, conta com alguns laguinhos e tem uma estrutura paisagística muito bonita. O Jardim Botânico também conta com uma graminha bem verde e lisa, ótima para estender uma canga e ficar por lá. Eu adorei passar o dia no Plantarum, foi muito agradável!



CASTELO DOS VINHAIS
O Castelo dos Vinhais, fica em Vinhedo, cidade a cerca de 32km de Campinas. Ele é um castelo inspirado nos modelos medievais de Sintra, Portugal. Foi construído na década de 1980, quando Valdemar Gonçalves, um português, se mudou para a região e resolveu construir um castelo.
Além do local oferecer um café colonial todos os sábados e domingos, das 08h30 às 11h30, ele também realiza alguns eventos temáticos. Eu, por exemplo, conheci o local em um evento chamado "picnic dos cachorros", em que era possível comprar uma cesta de picnic e comer no gramado junto com o seu e vários outros doguinhos. Eu achei bem legal conhecer o castelo, vale a pena uma visita!
PS: O café colonial também é pet friendly!
Para maiores informações: https://castelodosvinhais.com.br/


VINÍCOLA TERRASSOS
Horário de Funcionamento
Normalmente aberto de sexta a domingo e em feriados. Se quiser fazer apenas o tour, abre de terça a domingo. Para maiores informações e reserva, acessar o site:
https://www.terrassos.com.br/
Pet Friendly?
Sim! :)
A Vinícola Terrassos fica em Amparo, a cerca de 1h20 de Campinas (67km). Os últimos 2km são uma estrada de terra que é um pouco sofrida para carros mais baixos.
A Terrassos fica na Serra da Mantiqueira e se destaca por produzir vinhos de altitude, com uvas cultivadas a cerca de 1.100 metros acima do nível do mar. . O que mais me atraiu para conhecer o local foram as fotos do gramadão verde e a linda vista para a serra.
O local oferece diversos tipos de passeio, como piqueniques no almoço e ao entardecer, restaurante à la carte e um tour com degustação de vinhos pela vinícola. Eu escolhi o piquenique no almoço, onde você recebe uma cesta contendo um vinho e pãezinhos com patê. Depois, escolhe a massa desejada dentre várias opções, e quando o prato está pronto, eles te avisam para buscá-lo no restaurante. O local tem várias mesinhas com guarda sol ao ar livre e é bastante frequentado por casais.
O local é muito lindo e é ótimo para passar o dia lá. Depois do almoço, peguei uma canga e fiquei no gramada vendo a vista. A Vinícola conta também com um redário, um pequeno labirinto e um pequeno Jardim de Versalhes kk. Eu adorei a experiência e a Pandora, minha cachorrinha, também.




SÍTIO SASSAFRAZ
Horário de Funcionamento
Segunda à sexta: 9h às 17h
Sábados: 8h às 14h
Domingo: 08h às 17h30
Para maiores informações e reserva, acessar o site:
https://sitiosassafraz.com.br/
Pet Friendly?
Sim! :)
O Sítio Sassafraz fica em Itupeva, a cerca de 40 minutos de Campinas (50km). Ele é tipo uma fazendinha e conta com várias atrações. A entrada é gratuita, você paga apenas o que consumir.
Ele possui uma mini fazendinha, com carneiros, galinhas, cabras e porquinhas, onde as crianças podem interagir. Possuem passeio a cavalo, passeio de trem, colha&pague e um armazém que vende produtos da roça.
De comes e bebes, existe a opção de café da manhã colonial, porções ou encomendar uma cesta de picnic para comer nas áreas gramadas. Eu fui lá para comemorar meu aniversário de 31 anos e encomendei uma cesta de picnic (e cada um dos meu convidados pediu uma também) - o ideal é reservar com antecedência. A cesta vem com bastante comida, mas eu não achei a comida tão boa. Tinha muita comida frita, que estava um pouco engordurada.
O local é muito bonito e bastante verde, eu achei muito agradável passar o dia lá e acho que deve ser um lugar ótimo para levar crianças.

VINÍCOLA GÓES
Horário de Funcionamento
Tour dos Vinhedos: Sábados e Domingos, entre 10h30 e 16h30
A Vinícola Góes é uma das principais produtoras de vinhos no estado, e possuem uma história que remonta a 1938. Atualmente possuem mais de 50 rótulos. Ela está localizada em São Roque, conhecida como "Terra do Vinho". A tradição do cultivo de vinho na região foi iniciada por imigrantes italianos e portugueses que chegaram ali no final do século XIX e início do XX e encontraram um clima e solo propícios para o cultivo de uva. A Vinícola Góes foi fundada por imigrantes portugueses.
A Vinícola oferece diversas experiências, como a degustação orientada, o tour dos vinhedos, piquenique nos vinhedos, winebike. Eu fiz com a minha família o Tour dos Vinhedos. Você entra em um trenzinho e ele te leva nas áreas produtivas e de cultivo do vinho. O passeio conta com um guia, que vai te dando várias explicações sobre o cultivo de vinho. Chegando na área das videiras, você pode inclusive comer uvas direto dos cachos. Eles possuem tanto videiras parreira (uvas penduradas no alto), quanto espaldeiras (uvas mais baixas). No final do passeio é feito um brinde com um espumante moscatel e/ou suco de uva. O passeio dura cerca de 1h.
Além dos passeios, a Vinícola conta também com uma loja bem grande, cheia de opções de vinho e espumante. E a parte externa dela é bem agradável, com muita área verde, bancos e um laguinho.
Passamos a manhã por lá e depois fomos almoçar no restaurante português Quinta do Olivardo, famoso pela sua bacalhoada.
Eu adorei esse passeio e super recomendo. Eu passaria inclusive mais dias em São Roque!



Lugares para passar mais dias na região de Campinas:
(clique no link para ir direto para ele e ter informações mais detalhadas)
Lugares de 100 a 150 km de Campinas:
Lugares de 150 a 200km de Campinas:
Lugares de 200 a 300km de Campinas:
POUSADA GAIA VIVA
Pet Friendly?
Sim, na verdade ele é humano friendly!
Eu descobri a Gaia Viva no Instagram e logo me encantei. Ela é uma pousada bem mais do que apenas pet friendly, é um lugar onde os cachorros são os protagonistas. Inclusive, você só pode se hospedar lá se tiver um cachorro kkkk, o máximo, não?
O espaço da pousada é bem grande e lindo. Possui muita grama verde, piscina e um lago (onde é possível andar de pedalinho e fazer stand up paddle) e em todos esses lugares os doguinhos são mais do que bem vindos. Eles podem andar sem guia na pousada inteira, inclusive no restaurante. Todos os dias de manhã acontece uma "caõminhada" na pousada, acompanhada de um guia. E eles celebram o aniversário dos cachorrinhos aniversariantes (uma fofura, mas um pouco vergonhoso kkk). Após um dia de aventura, eles ainda secam os cachorros e a pousada conta com serviço veterinário, tudo incluído.
Além disso, a comida é uma delícia. Normalmente o almoço era um self service, com várias opções e o jantar era a la carte, onde você selecionava um prato dentre umas quatro opções.
Eu amei os meus dias na Gaia Viva e a Pandora amou mais ainda. Eles são mega atenciosos e carinhosos com os cachorrinhos. É um pouco caro, confesso, mas achei que valeu a experiência.




BENDITO CACAO
Eu sou chocólatra, então desde que descobri que existia um resort da Cacau Show, fiquei com vontade de ir. E agora, esse lugar é ainda mais especial para mim pois foi onde eu fiquei noiva! :)
A Cacau Show tem dois resorts no Brasil, ambos em SP. Um fica em águas de Lindóia e o outro em Campos do Jordão. Já tinha tempo que eu tinha vontade de conhecer Campos do Jordão, então juntei o útil ao agradável.
O resort é maravilhoso e possui uma vista linda da Serra da Mantiqueira. Logo na recepção, já nos deparamos com uma bandeja cheia de bombons da cacau show em que podemos comer à vontade. No quarto eles deixam de presente uma pantufa e um cacau (sim, o fruto, e de verdade). O hotel possui uma piscina super grande e aquecida, em um local todo de vidro. Possui umas banheiras de hidromassagem também. Além disso tem quadra de futebol, quadra de beachtenis, espaço para criança, trilhas, lojas da cacau show e spa.
Ao chegar, você baixa um aplicativo onde pode consultar a programação dos dias, que oferece atividades variadas. A cada dia, há opções diferentes, como trilhas guiadas, experiências de degustação "masterchef" de chocolate às cegas e sessões de cinema em família. No final de semana que fomos, a atividade disponível era sobre a produção de chocolate. Descobrimos que alguns chocolates são feitos exclusivamente no resort Bendito cacau. No final, ainda tivemos a chance de degustar três diferentes tipos de chocolates produzidos lá.
Ah! E eu não posso esquecer de mencionar o café da manhã, que era Perfeito! E tinha uma cascata de chocolate maravilhosa - até hoje sonho com ela.
Durante a minha estadia eu aproveitei a piscina, fiz algumas trilhas no local (as que não precisavam de guia - Lago Monet e a do Heliponto), joguei beachtenis e é claro, comi muito chocolate. Eu amei o local e voltaria com certeza. Os únicos pontos negativos do local são o preço e que no final de semana que eu fui, por ser dia dos pais, estava um pouco cheio no café da manhã. Então os garçons não estavam dando conta de atender todo mundo.
Como o resort é caro e muito legal, eu preferi gastar mais tempo nele do que explorando Campos do Jordão. Se a sua intenção for conhecer Campos do Jordão, eu acho que vale a pena ficar em um hotel mais barato. O que fiz foi chegar mais cedo em Campos do Jordão, já que o check-in no sábado era apenas às 15h. Aproveitei esse tempo para explorar um pouco a cidade. Almocei um fondue no restaurante Cantinho da Serra Grill, depois fui andando na Avenida Macedo Soares (onde fica o centrinho de Campos) até chegar no Parque Capivari - de onde saem os teleféricos - e voltei andando pelas ruazinhas menores, que são super fofas e cheias de casinhas estilo chalé.




Todos os restaurantes aqui, são lugares que eu já fui e que recomendo:
Restaurantes Jaguariúna:
- Bar da Praia. O restaurante é lindo, muito bem decorado. A especialidade é frutos do mar. Tudo é muito gostoso e bem servido - destaque para a abóbora recheada que é maravilhosa. É pet friendly.
- Ristorantino: É um restaurante italiano, de comida bem caseira. Possui massas e pratos com carne. O filé ristorantino é uma delícia.
- Botequim da Estação: É o restaurante que fica do lado da Maria Fumaça. Ele é todo ao ar livre com sombreiros, o que cria um ambiente super gostoso. Ele serve refeições completas, geralmente carne com arroz, feijão, batata frita. O mais famoso são os bifes que vem na chapa. A comida deles é muito saborosa.
- Sô raíz: Restaurante bem gostoso que serve comida de fogão de lenha e carnes feitas em churrasqueira. Tem um self service bem amplo, com muitas opções vegetarianas. Nos finais de semana tem opções a la carte também. A comida é muito boa e o lugar muito aconchegante.
Restaurantes Jundiaí:
- Travitália: Fica a 35minutos de carro de Campinas. O restaurante é italiano e serve opções variadas. Normalmente eu vou lá na hora do almoço. A comida não é surpreendente, mas o local é muito bonito. Após almoçar, você pode passar um tempo no grande quintal gramado que eles tem. Minha cachorrinha adora ir lá!
- Adega Beraldo di Cale: Fica a 55 min de carro de Campinas. É uma adega, que vendem vinhos e produtos da fazenda, mas possuem um restaurante também. O restaurante serve principalmente comida italiana e as mesas ficam do lado de fora, em uma parte bem cheia de natureza. Eu fui lá almoçar e gostei muito do local.
Restaurantes Holambra:
- De Pizza Backer: Pizza italiana no estilo napolitana - àquelas que cada um pede uma pizza individual. A pizza é maravilhosa. É pet friendly
Restaurantes Joaquim Egídio:
Joaquim Egídio é um distrito do município de Campinas, fica a cerca de 15km do centro de cidade. Ele é um pólo de gastronomia e possui vários restaurantes legais.
- Vila Paraíso: Serve comida contemporânea. O restaurante é muito bonito e está em uma área super verde. Vale muito a pena.
Restaurantes Campinas:
Mexicano:
- De la rua: É um restaurante mexicano e é o meu restaurante favorito de Campinas. O carro chefe deles é o burrito, e eles tem um burrito vegetariano maravilhoso. É pet friendly.
- Guaco: Outo restaurante mexicano de Campinas, concorrente do De la Rua. Eles tem mais opções no cardápio, como tacos, burritos e bowls. Eu gosto muito de comer o bowl deles. Tem uma unidade no Cambuí e outra em Barão Geraldo. A de Barão é Pet Friendly.
Contemporânea:
- Benedito Restaurante: Os pratos normalmente são individuais e tem uma pegada de proteína + massa/risotto. Todas as vezes que eu comi lá a comida estava bem gostosa. São pet friendly na varanda.
- D'autore: Ele fica do lado do Benedito, mas tem uma pegada mais chiquezinha. Da vez que eu fui, comi um nhoque de beterraba numa fonduta de queijo, que estava muito bom.
Vegano:
- We can vegg it: É um restuarante vegano que serve pratos feitos ano almoço e hambúrgueres e petiscos no jantar. No almoço, normalmente você escolhe a proteína (hambúrguer de soja, grão de bico, faláfel...) e ele vem com arroz, feijão, salada e legumes. A comida deles é muito boa e barata (o prato feito custa uns 35 reais). Meu noivo que não é vegano, sempre quer ir almoçar lá. É pet friendly.
Café da Manhã /Brunch:
- Padoca do Vila: Ele fica do lado do Parque Taquaral e é ótimo para tomar sucos e açaí e para tomar um café da manhã (tem vários tipos de pães, ovos mexidos, tortas...)
Japonês:
- Kaizen: O restaurante é bem bonito e possui tanto opções a la carte quanto rodízios. Normalmente ficamos na varanda do lado de fora, onde permitem doguinhos!
Italiano:
- Maremonti: O restaurante tem pizzas e massas. Eu comi uma massa feita dentro do queijo parmesão que estava uma delícia.
- Pizza me: Atualmente minha pizzaria favorita de Campinas. As lojas normalmente são bem pequenininhas, mas a pizza é muito boa.

