
BOSTON - Jul/22
Conhecendo um pouco mais de Boston, capital do estado de Massachusetts! Fiquei aproximadamente 9 dias lá, mas o objetivo principal foi fazer um curso em Babson College. Então aproveitei os momentos de folga para conhecer essa cidade que me surpreendeu bastante!
Babson College
Como objetivo principal da minha viagem foi fazer um curso de empreendedorismo em Babson College, falarei um pouquinho sobre lá! :)
Babson é considerada uma das melhores universidades de empreendedorismo e muito dos seus estudantes veem de famílias que têm um negócio familiar. Existe uma grande rivalidade com Harvard - mais por parte de Babson - e recorrentemente os professores falam "ali do outro lado do rio" se referindo a Harvard.
Fiquei 5 dias no campus de Babson, dormindo no dormitório da universidade. O campus é bem grande e possui muitas áreas gramadas - daquele verde mais verde possível, que me da vontade deitar o tempo todo (sou meio fissurada com gramas!). Ele é um pouco isolado da cidade - fica em Welesley - sendo um pouco difícil se locomover sem carro. Ao redor dele, tem casas bem lindas naquele etilo beem americano, um charme!
O curso foi bem legal - e intenso também! Tinham pessoas da Costa Rica, Venezuela, Peru, Chile e Brasil e foi muito bom essa troca cultural. Eu adorava depois do almoço e nos intervalos das aulas ficar deitada na grama conversando!




O QUE FAZER EM BOSTON
Freedom Trail
É um dos passeios mais turísticos e conhecidos de Boston. É um caminho de aproximadamente 4km que passa por 16 pontos importantes para a história da independência dos EUA. Muitos deles é possível entrar, mas eu só vi por fora mesmo.
Sendo bem sincera, o que eu mais gostei do passeio foi poder andar pela cidade. O centrinho ali é muito legal e muito contrastante - prédios novos e antigos se misturam o tempo todos. E foi isso o que eu mais gostei de Boston (e o que mais me marcou também!).
Existe o tour guiado pelo freedom trail, mas também é possível fazer o self guided tour. Eu segui esses sites para fazer o tour sozinha: https://freetoursbyfoot.com/the-freedom-trail/ (é possível ver todos os pontos em um mapa) e https://www.earthtrekkers.com/walking-freedom-trail-boston/ (é possível baixar um arquivo que explica detalhadamente todos os pontos).
#1 O caminho começa pelo Boston Common, o parque público mais antigo dos EUA. O parque é bem bonito e tem uma vista linda também. PS: Não faz parte da rota, mas do lado dele tem o Public Garden, um outro parque super bonito também.
Do lado do parque encontra-se o #2 Massachusetts State House - o famoso prédio com o domo de ouro que hoje é sede do governo. Também do lado do parque podemos ver o #3 Park Street Church, uma igreja que suportou importantes discussões, como a abolição da escravatura e o sufrágio feminino. Logo atrás da igreja é possível ver o #4 Granary Burying Ground, um cemitério onde algumas pessoas notáveis como Samuel Adams e familiares de Benjamin Franklin estão enterrados.


Na sequência temos a #5 Kings Chapel and Burying ground, uma das igrejas mais antigas de Boston. Do lado da igreja encontra-se a #6 Benjamin Franklin Statue and the Boston Latin School, a primeira escola americana pública e onde Benjamin estudou (antes de sair da escola - frequentou apenas até os 10 anos). Na mesma rua tem o #7 Old Corner Bookstore, que um dia foi uma livraria mas que atualmente é um restaurante.
Dobrando a esquina é possível ver o #8 Old South Meeting House, local onde 5000 pessoas se reuniram em 1773 para protestar o imposto sobre o chá. Hoje continua sendo um local de troca de ideias, palestras e programas educacionais.
Dois quarteirões para cima, encontra-se o #9 Old State House, prédio em que a declaração da independência foi lida pela varanda para a população pela primeira vez, em 1776. Hoje o prédio é um museu sobre a revolução da independência. Na frente dessa casa tem o #10 Boston Massacre Site, uma placa no chão representando uma briga que aconteceu entre os britânicos e os locais que deixou 5 pessoas mortas.
Virando a esquina é possível ver o #11 Faneuil hall, um dos primeiros locais usados para reuniões públicas. Era onde as pessoas protestavam a opressão britânica. PS: Não faz parte do passeio, mas atrás do Faneuil Hall tem o Quincy Market, um mercado com comidas locais que achei bem legal. Ele fica em uma rua fechada que sempre tem atrações.
Andando um pouco adiante, encontra-se o #12 Paul Revere House, a construção mais antiga de Boston (1680) e onde Paul Revere morou também. Paul Revere é recordado como um dos patriotas da guerra de independência dos EUA e trabalhava como mensageiro durante as batalhas. Três quarteirões para cima tem o #13 Old North Church, a igreja mais antiga de Boston. Ela é famosa pela noite de 18 de abril de 1775 quando o sinal de duas lanternas foi pendurado nela para alertar os Patriotas fora de Boston que os britânicos estavam marchando para Lexington e Concord chegando por rio e não por terra, o que deu início a Revolução Americana ("One if by land, two if by sea"). PS: Esse bairro é uma vila italiana que eu achei legal conhecer. Além disso lá tem os famosos cannolis - uma tradição de Boston - do Mikes's Pastry e do Modern Pastry, vale a pena experimentar (eu comi o do Mike).
Logo atrás da Old North Church, tem o #14, Copp's Hill Burying Ground, outro cemitério antigo. Os britânicos também tiravam proveito da altura e visão panorâmica desse lugar para disparar seus canhões.
Atravessando a ponte, um pouco mais distante é possível ver o #15 USS Constitution and Museum (não fui), um museu que conta a história da constituição americana e das pessoas que projetaram, construíram e navegaram por ela. E para finalizar, chegamos no #16 Bunker Hill Monument (também não fui), onde um obelisco de 67m representa o local onde aconteceu a primeira grande batalha da Revolução Americana.


Seaport
Acho que foi um dos meus lugares preferidos de Boston! É um bairro novo, que foi construído recentemente - antes era uma região industrial. Achei muito gostoso ficar andando no pier, com uma vista maravilhosa e contrastante do mar com prédios gigantes ao seu redor. Como era verão, a cidade estava muito ativa, com muitas pessoas na rua aproveitando o sol. Essa região tem várias mesinhas na grama, então compramos um café da manha no Caffè Nero e comemos apreciando a vista.

Passeio de Kayak
Fizemos também o passeio de Kayak no rio Charles - fica no Charles River Esplanade. Nele é possível ver Cambridge de um lado e Boston do outro. Achei bem gostoso o passeio e com belas vistas!
PS: (Foi por volta de 35 dólares por pessoa para 2h).

Newbury Street
A Newbury St fica no bairro de Back Bay. É um bairro conhecido pelos seus prédios vitorianos. Esses prédios são usados tanto para comércio quanto para restaurantes. Foi um bairro que me passou uma sensação mais de Europa, com menos skyscrapers e mais prédios antigos. Achei uma rua legal para andar e a noite tem vários barzinhos que ficam com mesas na rua - e com luzinhas! Jantamos um dia lá!
No bairro de Back Bay fica também a Copley Square, uma praça onde se localiza o prédio mais alto de Boston e a biblioteca pública. O Christian Science Plaza também fica lá - um praça dedicada à ciência - mas não consegui ir. Gostaria de ter passado um pouco mais de tempo nesse bairro.

Cambridge
Cambridge é uma outra cidade, mas fica bem pertinho de Boston e é possível chegar de metro ou até mesmo de bike. É lá que ficam as renomadas universidades Harvard e MIT. Elas ficam bem perto uma da outra.
Começamos o passeio pelo MIT. Como já era após às 17h, não conseguimos entrar dentro dos prédios, então só vimos por fora. Ele fica do lado do rio Charles, então a vista é bem bonita. Os prédios ficam um pouco espalhados pela cidade então não tive a sensação de estar em um "campus" universitário.
Logo depois seguimos para Harvard. Lá já existe um campus com alguns prédios, dormitórios universitários e área gramada - bem menor ainda que Babson. Existe a tradição de passar a mão no sapato de Harvard, para conquistar sorte e sabedoria. Inclusive John Harvard foi um pastor que fez uma importante doação à universidade que hoje tem o seu nome.
O que eu mais gostei foi a região que o MIT e Harvard ficam... pois eles ficam no meio da cidade, que é bem universitária diga-se de passagem, cheia de barzinhos na rua, com luzinhas e plantas (amo!). Acho que o verão ajudou a criar esse "clima" gostoso também. No final do dia tomamos um sorvete em uma praça que estava tocando música ao vivo e depois fomos para um bar lá por perto




Visitas às Cervejarias
Boston possui duas cervejarias: Harpoon e Sam Adams. Fomos nas duas mas fizemos o tour guiado pela cervejaria apenas na Sam Adams. Gostei bastante do tour, o moço que estava guiado era muito engraçado - e falava bem rápido. Ele explicou brevemente o processo de fabricação de cerveja e contou algumas curiosidades também - como por exemplo que Sam Adams era um entusiasta de cervejas artesanais - se isso é verdade, não faço ideia haha, o que eu consegui achar foi:
A partir de então, Jim Koch [criador da cerveja Sam Adams], entrando para o mundo do mercado cervejeiro, resolve libertar os americanos, como ele mesmo se refere, "da cerveja sem graça", batendo de frente e desafiando a concentração de mercado que estava nas mãos das grandes cervejarias, incluindo a poderosa Anheuser-Busch
Fato é que hoje a Boston Beer Company (produtora da Sam Adams) é a segunda maior cervejaria artesanal dos EUA.
Mas voltando ao tour... uma das partes boas é que eles vão dando um tanto de cerveja durante e explicando sobre cada uma das cervejas. O ingresso foi 10 dólares e compramos online.

Museu de Ciência
O meu último dia em Boston estava meio chuvoso então resolvi ir no Museu de Ciência, que tinha ouvido falar muito bem na internet. A parte ruim é que eu cheguei apenas 1h antes do museu fechar e ele é gigaante, então não consegui ver muita coisa.
Mas, do que vi achei bem legal. E o ponto forte para mim foi a apresentação sobre raios e descargas elétricas. Eles explicam que variando a quantidade de carga elétricas é possível gerar sons diferentes durante as descargas, o que eles exemplificam com uma orquestra de raios!!
PS: O Ingresso foi 26 dólares.
CONHECENDO MARLBOROUGH
Eu tenho família que mora em Marlborough - cidade que fica há mais ou menos 1h de Boston - então aproveitei a minha viagem para ir lá visitá-los.
Fomos almoçar em um shopping aberto que fica no estádio do Patriots, time de futebol americano (na verdade o estádio é da Gilette haha, mas é onde eles jogam). O lugar é bem bonito, mas infelizmente o estádio estava em obras.
Aproveitei para ir também em Worcester conhecer a universidade da minha prima (WPY). O campus é bem fofinho também e vimos vários coelhinhos!
